Jorge Lafond: ator e drag queen brasileiro é homenageado pelo Google

Enviado por / FonteTechtudo, por Yuri Neri

Doodle desta quarta (29) celebra o 71º aniversário do humorista carioca; como ator, Lafond fez história interpretando a personagem Vera Verão em "A Praça é Nossa"

O Doodle desta quarta-feira (29) celebra o 71º aniversário de Jorge Lafond. O ator, humorista e drag queen brasileiro participou de programas como “Os Trapalhões” e “Viva o Gordo”, da TV Globo, e interpretou a personagem “Vera Verão” em “A Praça é Nossa”, do SBT. Além da carreira na dramaturgia, Lafond formou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Educação Física na Universidade Castelo Branco, tendo ainda estudado balé clássico e dança africana. A página interativa do Google exibe o ator vestindo cores chamativas e botas de salto alto, posicionando-se em frente ao letreiro do buscador.

O Doodle pode ser visualizada apenas no Brasil. A seguir, confira mais detalhes sobre a ilustração do dia do Google e conheça a história do homenageado, que utilizou a sua arte para lutar contra a homofobia e introduzir novos padrões de identidade na TV aberta.

Quem foi Jorge Lafond?

Jorge Luiz Souza Lima, que ganhou fama com o nome artístico de Jorge Lafond, nasceu em 29 de março de 1952 em Nilópolis, região metropolitana do Rio de Janeiro. Desde muito jovem, já tinha noção de que era gay, assim como já conhecia seu amor pela arte e pela dança, o que o fez se formar em Artes Cênicas pela UFRJ.

Em 1974, Lafond estreou definitivamente na TV como dançarino do Fantástico. Não demorou muito para que ele também participasse de outros programas da Globo, como “Viva o Gordo” e “Os Trapalhões”, além da novela “Sassaricando”. O artista também atuou em filmes históricos como “Rio Babilônia” e “Bar Esperança”.

Em 1992, já no SBT, o ator passou a interpretar a personagem Vera Verão, com a qual fez história no programa “A Praça é Nossa”. Já assumidamente gay, Lafond enfrentou preconceitos por representar a arte drag queen na televisão aberta e, até hoje, é símbolo na luta contra a homofobia. O artista faleceu em 2003, aos 50 anos, vítima de problemas cardíacos.

O que é Doodle?

Doodles são versões especiais da lustração do Google, exibida na página inicial do buscador. O Doodle de hoje comemora o 71º aniversário de Jorge Lafond. Na última sexta-feira (24), a homenageada foi a piloto e dublê estadunidense Kitty O’Neil. Na última quarta (22), o Google também homenageou a médica ítalo-argentina Julieta Lanteri. Alguns Doodles do Google possuem joguinhos e, além de informar, também divertem os internautas.

+ sobre o tema

As diásporas da b¡cha preta

A descoberta da sexualidade pelos homens negros, e aqui...

ONG conclui primeira edição de programa de capacitação a jovens LGBTs+

Embaixadorxs capacitou em empreendedorismo social e liderança 26 jovens...

Jovens indígenas incluem pauta LGBT no debate

Juventude discute a questão LGBT e pretende levar o...

Argentina tem primeira condenação por crime de ódio contra transexual

Gabriel David Marino foi condenado à prisão perpétua por...

para lembrar

Jennifer Hudson ganha prêmio Tony e é 17ª pessoa a alcançar status EGOT

Na madrugada desta segunda-feira (13), a cantora e atriz Jennifer...

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou...

MD Chefe ganha prêmio de artista revelação internacional no BET Awards

O rapper carioca MD Chefe ganhou o prêmio de...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou a forma de celebridades e sociedade civil se relacionarem com agendas humanitárias urgentes. A ficha...
-+=