Jornal da Santa Sé denuncia racismo na Itália

Cidade do Vaticano, 12 jan (RV) – O jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, denunciou o racismo na Itália, após atos de violência contra imigrantes ocorridos, no último sábado, em Rosarno, na Calábria, sul da Itália.

“Além de repugnantes, os episódios de racismo fazem voltar o ódio que pensávamos ter desaparecido, contra pessoas que possuem a pele diferente” – ressalta o jornal vaticano.

“Por uma vez, a imprensa não exagera: uma viagem de ônibus, um passeio no parque ou um jogo de futebol não deixam dúvidas. Nós, italianos do norte ao sul, nunca brilhamos pela nossa abertura” – sublinha o jornal, relatando os episódios de racismo ao longo dos séculos.

Segundo o jornal, o valor do encontro entre as diversas raças ainda não é reconhecido. Durante a oração do Angelus do último domingo, o papa frisou que “o imigrante é um ser humano que deve ser respeitado”.

Na onda de violência, onde 67 pessoas ficaram feridas, envolveram imigrantes africanos, policiais e a população local. (MJ)

Fonte: Jornal Vaticano

+ sobre o tema

Famosos protestam contra racismo no futebol

Após o ato de racismo praticado sobre o brasileiro...

Entidades elaboram carta contra perseguição às religiões de matriz africana em Florianópolis

Documento será entregue ao Ministério Público de Santa Catarina...

Bolsonaro nem com vacina

O par de pesquisas de intenção de voto na...

para lembrar

Bloco quer criminalizar racismo

Reagindo à condenação dos elementos da PSP de Alfragide...

João Pedro e George Floyd

Eles têm compulsão e gozo pelo jorro do nosso...

Cotas raciais no serviço público devem se espelhar em modelo de universidades

A lei de cotas que reduziu a desigualdade racial no ensino...
spot_imgspot_img

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...

Em discurso covarde e dissimulado, Conmebol lava as mãos sobre racismo

Eu não posso deixar de falar do racismo. Foi com essas palavras que Alejandro Domínguez, o presidente da Conmebol, começou a discursar sobre o...
-+=