Jornal Opção é homenageado pelo combate ao racismo e promoção da igualdade

Secretaria Cidadã homenageia personalidades que se destacaram na luta por justiça racial com comenda Zumbi dos Palmares

Por Alexandre Parrode Do Jornal Opção

Jornal Opção será homenageado, na próxima quarta-feira (22/11), com o Troféu Maria José Alves Dias, concedido a órgãos de imprensa que se destacam no combate ao racismo e na valorização da imagem da raça negra, durante a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares.

A condecoração será entregue pela Secretaria Cidadã durante solenidade na sala Dona Gercina Borges. no Palácio das Esmeraldas, e faz parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Instituída pela Lei nº 16.239, de 18 de abril de 2008, a Comenda Zumbi dos Palmares tem a finalidade de agraciar personalidades físicas e jurídicas que se destacam por ações contra a discriminação racial e quaisquer outras formas de intolerâncias, bem como ações e atividades que contribuem para a promoção da igualdade racial em Goiás. Ao todo, serão dez homenageados.

“É um compromisso nosso promover políticas públicas que buscam a superação do racismo e de outras formas de preconceito na sociedade. Essa nossa singela homenagem é um reconhecimento do Governo de Goiás a esses valorosos homens e mulheres que lutam pela igualdade racial em nosso Estado”, explica a secretária Lêda Borges (PSDB).

Entre os demais homenageados estão Sandra Regina Martins Gomes, do Movimento Negro de Goiânia; Bartolomeu Xavier de Sousa Filho, professor de Piranhas; sargento Karen Carrijo, do projeto Polícia Comunitária nos Quilombos de Cavalcante e região; Associação Quilombola Flores Velha, de Flores de Goiás e UNB/Campus Planaltina, como instituição de ensino superior que contribui para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira. Cada categoria homenageada leva o nome de uma personalidade marcante da cultura afro-brasileira.

+ sobre o tema

Ebola: Cruz Vermelha recolhe mais de 100 corpos por dia em Serra Leoa

A Cruz Vermelha, que está tentando combater o ebola...

Um dos problemas do SUS é a redução no tempo de atendimento

Por: Fátima Oliveira Em "O meteoro petista da Esplanada", referindo-se...

Caso do aborto de Monica Serra: O verdadeiro papel de um jornal

Ao divulgar o desabafo da coreógrafa Sheila Ribeiro,...

para lembrar

Brasil abre a agenda eleitoral e fecha a do aborto

Rio de Janeiro, 3/5/2010 - Politicamente incorreto na hora...

Entidade pede indulto de Natal a detentas com filhos menores de 12 anos

Objetivo é promover a integração famíliar e a reinserção...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=