Jornal se desculpa após cortar ativista Vanessa Nakate de foto

A agência de notícias Associated Press teve que se desculpar depois de cortar Vanessa Nakate, uma ativista climática de Uganda, de uma foto em que ela aparecia ao lado de outras ativistas, entre elas a sueca Greta Thumberg.

Da UOL 

Vanessa Nakate com as suecas Greta Thunberg e Isabelle Axelsson, da alemã Luisa Neubauer e da suíça Loukina Tille
Imagem: AFP

Na foto original, feita em Davos, na Suíça, Vanessa era a única negra entre outras quatro mulheres brancas.

“É a primeira vez na minha vida que entendo a definição da palavra racismo”, disse Nakate em um comunicado divulgado nas redes sociais.

Ela confrontou o veículo e lembrou que era a única representante de todo o continente africano no grupo de jovens ativistas: “Por que você me removeu da foto? Eu fazia parte do grupo! A AP não apenas apagou uma foto, mas apagou um continente”.

Em comunicado divulgado ontem, a editora executiva da AP, Sally Buzbee, pediu desculpas pelo incidente.

“Lamentamos a publicação de uma foto nesta manhã que não mostrou a ativista climática ugandense Vanessa Nakate, a única pessoa de cor na foto. Como organização de notícias, nos preocupamos profundamente em representar com precisão o mundo que cobrimos”, disse Buzbee.

A chefe da agência de notícias disse que treina sua equipe “para serem sensíveis a questões de inclusão e omissão” e que discutiu a questão pessoalmente com o profissional responsável pelo corte da foto.

“Conversamos internamente com nossos jornalistas e aprenderemos com esse erro de julgamento”, acrescentou.

Greta Thunberg, que eleita personalidade do ano pela revista Time aos 16 anos e aparece na foto em questão, se manifestou e disse que o ocorrido é “completamente inaceitável”.

Nakate comentou, mais tarde, que recebeu dezenas de comentários dizendo que ela deveria ter se posicionado no meio da foto com as outras ativistas. Mas ela questionou: “Um ativista africano tem que ficar no meio apenas por medo de ser cortado?”

 

 

Leia Também:

Agência de notícias distribui foto com ativistas climáticas, mas corta a única negra do grupo

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.