Jornalista José Geraldo Mion Oliveira lança livro “Jongo – do cativeiro aos dias atuais”

O professor e jornalista, José Geraldo Mion Oliveira, acaba de lançar seu primeiro livro: “Jongo – do cativeiro aos dias atuais”. A obra registra trechos sobre a saga da escravidão africana no Brasil, em especial, na província do Espírito Santo, durante o período monárquico.

do Vitrine Capixaba

De acordo com o autor, o livro tem o objetivo de contribuir para com a propagação e difusão do jongo, cultura de raiz africana enraizada no Brasil desde o século XVI e, marca identitária de comunidades quilombolas de Itapemirim, município sul capixaba.

O escritor salienta que a obra tende a contribuir, principalmente, na rede pública de ensino, uma vez que há a obrigatoriedade de aplicação da Lei Nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História da África, cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica.

“Jongo – do cativeiro aos dias atuais” narra a trajetória dos escravos que trazidos da África, apesar de açoitados no Brasil, lutaram durante séculos pela liberdade, resistindo à torturas das piores imagináveis até a morte.

O legado deixado por negros africanos no Novo Mundo é resultado de uma riqueza cultural e história extensa. Entre outros relatos, estão a cantoria dos escravos nos canaviais e cafezais, a resistência nos quilombos, o sofrimento pelas mãos de ferro dos coronéis e dos senhores de engenho.

O último capítulo homenageia Mestra Quequê, jongueira responsável pela manutenção do jongo em Itapemirim e pela  tradição do folguedo na região, onde desenvolve um trabalho de resgate com 25 crianças da comunidade Santo Antônio, onde o folclore nasceu.
José Geraldo Oliveira



+ sobre o tema

CAJAZEIRAS: Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal Folha VIP Cajazeiras -   A...

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

SANTOS: Programação da Semana da Consciência Negra

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOSCONSELHO MUNICIPAL DE...

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

para lembrar

Afrolaje comemora 11 anos com Feira Afro Literária, Roda de Jongo e Capoeira 

São 11 anos dedicados á pesquisa e difusão da...

Câmara do Rio institui 24 de junho como Dia do Jongo

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o...

Laura Santos, importante liderança quilombola, fez sua passagem para o Orun

Geledés Instituto da Mulher Negra recebe com profunda tristeza...
spot_imgspot_img

Laura Santos, importante liderança quilombola, fez sua passagem para o Orun

Geledés Instituto da Mulher Negra recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento da mestra jongueira, educadora e defensora dos quilombos, Laura Maria dos...

Câmara do Rio institui 24 de junho como Dia do Jongo

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 5.146, que institui o dia 24 de junho como o Dia Municipal...

Afrolaje comemora 11 anos com Feira Afro Literária, Roda de Jongo e Capoeira 

São 11 anos dedicados á pesquisa e difusão da cultura afro-brasileira. E para marcar a data, o Grupo Afrolaje realiza sua tradicional Roda de...
-+=