Jovem cria empresa que conserta e doa computadores para estudantes

Ela alerta para o preconceito contra mulheres negras no mercado de trabalho.
Empresa conserta 80 computadores por mês e já doou mais de 30.

Por Marcelo Baccarini Do G1

A economia solidária pode combater o preconceito. Em São Paulo, uma empreendedora criou um projeto que conserta e doa computadores que seriam jogados fora para estudantes negros e de baixa renda.

A iniciativa é de Buh D’Angelo, uma jovem que já sofreu muita discriminação no mercado de trabalho e, esse ano, ganhou destaque em uma premiação na Alemanha.

No Brasil, praticamente 53% da população é negra ou parda e apenas 4,7% dos postos de direção são ocupados por negros nas 500 maiores empresas do país. Em relação às mulheres negras, a situação piora: elas estão apenas em 0,4% dos cargos de direção.

No setor de informática, apenas um quinto dos empreendedores é mulher. Buh é uma pessoa atenta à essa realidade: “É muito complicado estar nesse nicho de mercado, é muito complicado ser uma pessoa negra na sociedade. No mercado é pior ainda. Então, é pegar as dificuldades e colocar como objetivos, igual eu fiz aqui”.

Ela sempre lutou muito, fez vários cursos técnicos de automação, robótica, informática e, em 2015, começou a consertar computadores em casa.  Até que abriu sua própria empresa, em uma sala alugada no Centro de São Paulo. “Aqui é um ambiente seguro pra todo mundo e caso você seja uma pessoa muito diferente, a gente vai tratar você como igual”, afirma com orgulho.

No começo, Buh fazia dez consertos por mês. Hoje, faz 80 e tem fila de espera. Ela também criou um projeto de inclusão digital, onde computadores doados viram novas máquinas e são doados: “A gente recolhe notebooks que o pessoal não usa mais, conserta e doa para estudantes negros e negras e mães que estão na faculdade, porque o êxodo universitário é muito grande”.

Buh já doou mais de 30 computadores para pessoas carentes. O projeto de inclusão digital chamou a atenção no exterior e, por isso, a empresária ganhou o terceiro lugar de um prêmio promovido pelo G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, em Berlim, na Alemanha.  “Eles reconheceram nossa empresa, aplaudiram de pé, a gente foi no G-20, conhecemos Angela Merkel, falei com ela, foi bem legal. Sempre vai ter gente que vai falar que não vai dar certo. E eu falo: o que não vai dar certo? Fui até pra Berlim!”, comemora.

+ sobre o tema

20 de novembro: Marcha da Consciência Negra por nenhum direito a menos

XIII Marcha da Consciência Negra com concentração, ás 11...

Consciência Negra em estado de sítio? Que conversa é essa, tio?

A corneta da alvorada tocou cedo em meu bairro...

Marinha agride, intimida e ameaça comunidade quilombola na Bahia

OS POUCOS QUILÔMETROS que separam a guarita fortemente vigiada...

para lembrar

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...
spot_imgspot_img

Negros são 52% dos empreendedores brasileiros, diz Sebrae

Um estudo feito pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do terceiro trimestre de 2023 revelou que...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=