Jovem filha de trabalhadores rurais é empossada como Defensora Pública

“Ser Defensora Pública é a concretização de um sonho, ainda mais no meu Estado”, afirmou emocionada, a tocantinense Joice Mayara de Oliveira Silva, 25 anos, natural de Porto Nacional, durante cerimônia de posse como Defensora Pública Substituta do Tocantins, realizada na sexta-feira, 30, na sala do Conselho Superior da Instituição, em Palmas.

No Defensoria Pública de Tocantins

Acompanhada pelos pais José Luis e Maria Dilma, dos irmãos José Augusto e Deyla Jordana e familiares, Joice Oliveira agradeceu o apoio da família, a recepção dos Defensores Públicos e Servidores da Instituição. “Quero contribuir para o crescimento da Defensoria Pública do Estado do Tocantins que vem sendo destaque em todo Brasil, sempre citada como uma das cinco melhores Defensorias Públicas do país”.

A nova Defensora Pública conta que alimenta este sonho desde os sete anos de idade, motivada por um tio que é da área jurídica. “Desde criança eu me interesso pela área. Na época em que o edital do Concurso foi publicado, eu estava no décimo período da faculdade e este mesmo tio viu e recomendou que fizesse a inscrição. Eu me inscrevi e estudei muito porque era meu sonho e era o meu Estado. A minha mãe torceu desde início e sempre acreditou que ia dar certo, principalmente porque seria uma forma de voltar para casa. Deu certo e agora voltei”.

DSC_4140 site

Joice Oliveira é filha de trabalhadores rurais e se mudou para o Rio de Janeiro para estudar na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Ibmec, por meio do Prouni – Programa Universidade para Todos. “Este é um momento muito feliz e grandioso para a nossa família. Nós sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos e temos certeza de que você não vai parar por aqui, pois este é o início de uma carreira de muito sucesso”, afirmou Deyla Jordana, irmã da Defensora Pública.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins conta com 112 Defensores Públicos atuando para assegurar o acesso à justiça, integral e gratuito, com atendimento humanizado e de qualidade, à população tocantinense. A partir de segunda-feira, 02 de fevereiro, Joice Oliveira atuará no município de Goiatins.

“A posse de um novo Membro é o momento de reflexão e alegria. Cada colega que entra na Defensoria Pública é uma energia que se renova e nos fortalece na missão de levar assistência jurídica aos necessitados. A nossa luta enquanto Defensor Público não é fácil. Ser Defensor Público é uma vocação. Nossa Instituição é diferenciada pelo atendimento humanizado e, com certeza, é essa atuação vocacional dos Membros que nos faz uma das maiores Defensorias Públicas do Brasil. Seja bem-vinda e espero que a Defensoria Pública seja para você uma segunda casa.”, afirmou o defensor público geral, Marlon Amorim.

O presidente da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, defensor público Fábio Monteiro, parabenizou Joice Oliveira pela aprovação no Concurso, destacando os avanços da Defensoria Pública nos últimos anos. “Vossa excelência ingressa numa instituição diferente da que eu e outros Membros ingressamos em 2007. Temos hoje uma instituição mais forte e atuante, reconhecida nacionalmente e tenho certeza de que você também contribuirá para o fortalecimento da Defensoria Pública”, ressaltou o presidente.

Participação

A solenidade contou com a presença do subdefensor público geral, Alexandre Augustus Elias El Zayek, da superintendente de Finanças, Luciene Dantas, de Defensores Públicos e Servidores.

+ sobre o tema

Biblioteca Municipal receberá escolas para o lançamento do livro Karu nesta tarde

A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães receberá nesta segunda-feira (16),...

Por que o racismo religioso tem terreno fértil para prosperar no país

Os registros de intolerância religiosa multiplicaram-se nos últimos meses,...

“Macacos” faz últimas sessões dias 30 e 31 de outubro

A dramaturgia foi criada a partir do caso do...

Seppir lança edital contra o racismo

Secretaria lança edital para financiar projetos que promovam igualdade...

para lembrar

A cultura como ferramenta de resistência negra no Brasil

A história dos negros no Brasil mostra o quanto...

Sobre preconceito e intolerância religiosa

Comunidades de terreiro se mobilizam em todo o país...

Com a Palavra, Luiz Gama. Poemas, Artigos, Cartas, Máximas

Com a Palavra, Luiz Gama. Poemas, Artigos, Cartas, Máximas Organização,...

Países africanos convidados a formar mais dirigentes em saúde

O director do Instituto Superior de Gestão da Saúde...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...
-+=