Jovem gay manda recado para agressor e vira símbolo de luta contra homofobia

Na noite da última sexta-feira, o estudante da Universidade de Ohio, Cole Ledford, passeava com o namorado, Jerad Williams, pelo campus da instituição. Por volta de 23h30 da noite, após o casal ter se beijado, um estranho se aproximou e agrediu Cole. O resultado foi um olho roxo e o rosto inchado. Decidido a não se esconder, Cole usou o Twitter para fazer um desabafo, escrevendo diretamente ao agressor.

No, Extra

“Sinto muito que você me chamou de bicha. Sinto muito que você me bateu sem motivo. Lamento que quaisquer inseguranças que você tenha não permita que você aceite os outros pelo que são. Me desculpe por te ameaçar. Eu não sinto muito por ser gay. Tenho orgulho de ser dessa maneira. Eu tenho orgulho de ser confiante o suficiente para amar quem eu amo e quem me ama. Tenho orgulho de ter amigos e familiares que me amam. Honestamente, eu não me arrependo”.

Em poucos minutos, o texto se tornou viral e já conta com mais de 67 mil curtidas e 34 mil retuítes. Após a repercussão do caso, Cole declarou apoio à campanha “Love Is Louder” — algo como “O amor é maior” — idealizada pela Fundação Jed e pelo canal MTV. A história também rendeu a Cole milhares de novos amigos. Seu Twitter conta atualmente com mais de 12 mil seguidores e, além da imprensa, muitos usuários das redes sociais manifestaram apoio ao jovem. “Do fundo do meu coração, obrigado por me mostrarem, e para o resto do mundo, que o amor é maior que o ódio”, escreveu Cole ao compartilhar uma foto ao lado do namorado.

“Eu ainda estou com um olho roxo e o inchaço melhorou. Mas emocionalmente, eu não poderia estar melhor com todo esse apoio. Fiz uma denúncia por crime de ódio e preconceito. Nunca tinha vivido nada parecido antes e achei que uma agressão dessas nunca aconteceria comigo”, declarou o jovem ao site “BuzzFeed”.

“Nenhum de nós esperava uma resposta como esta. Meu namorado está disposto a ficar ao meu lado e tornar-se um ativista LGBT atuante também. Ele me deixa orgulhoso. Obrigado a todos que nos apoiaram e pelo o impacto que estão me deixando ter no mundo. Estou ansioso para tornar esta coisa negativa que aconteceu comigo em trabalho dentro da comunidade LGBT. Sinto-me humilde e ansioso novas maneiras de me envolver com isso”.

+ sobre o tema

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

Mapa de direitos LGBT e dados sobre violência mostram divisões e contradições

Dados sobre legislação e violência relacionada à comunidade LGBT...

‘A sociedade está preparada para nos separar’: O amor entre dois homens que emocionou o mundo

'A sociedade está preparada para nos separar': O amor...

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...

Preconceito e assassinatos: A cada hora, um gay sofre violência no Brasil; denúncias crescem 460%.

Neste ano, em um levantamento até outubro, os episódios...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=