Lesbofobia e mulheres negras

Tudo que nos coloca fora do duvidoso padrão vigente é considerado errado, mas para mulheres lésbicas e negras as coisas acontecem de um jeito bem pior. O corpo é meu, junto com minha identidade e minha orientação, mas certamente não é fácil ser lésbica e negra na sociedade racista, patriarcal e consequentemente machista.

Rebecca Nascimento

Apesar da nossa existência, quase não nos reconhecemos nos espaços de destaque para que haja uma identificação. Ver uma mulher negra e lésbica na grande mídia é algo ainda raro e quando chegamos a ver, a quantidade de comentários machistas, racistas e lesbofóbicos saltam tanto aos nossos olhos que achamos verdadeiramente impossível a população não perceber seus preconceitos. Lembro-me de quando a Ellen Oléria venceu o primeiro The Voice Brasil e o quanto eu escutei: “ah, ela é sapatão, mas canta bem”, junto com: “nêga sempre tem voz bonita”. A lesbofobia alcança todas as mulheres lésbicas, mas a mulher branca nunca vai sofrer com o racismo aliado a essa opressão.

Ser lésbica e negra num país ainda racista e machista nos trás o pesar cotidiano da lesbofobia conectado ao racismo dos últimos 484 anos. A objetificação e erotização dos nossos corpos são frequentes. Digitar lésbica e negra no Google é prova disso e fora da virtualidade não é muito diferente.

Para além disso tudo, ao nos afirmarmos como lésbicas sempre ouvimos comentários descrentes quanto a nossa orientação. Tudo ainda funciona como se estivéssemos na senzala, obrigadas a estarmos à disposição da nojenta violência sexual dos senhores.

A lesbianidade negra existe e resiste. Embora ainda seja algo difícil por ainda enfrentarmos a lesbofobia, inclusive nos espaços de militância, é necessário que nos organizemos para que nos fortaleçamos e juntas possamos encontrar maneiras de resistência diária. Nossa afetividade e nosso prazer são nossos e temos o direito de vivenciarmos nossas experiências da maneira e das maneiras que quisermos.

*Rebecca Nascimento é jornalista e publicou no site www.blogueirasnegras.org.br

 

Fonte: Diário Liberdade

+ sobre o tema

Livro ‘Mulheres Negras Importam’ é um grito por mundo antirracista

A morte do americano George Floyd é o ponto de partida...

Traços em negrito: beleza negra além dos traços finos – Por: Jarid Arraes

O padrão ocidental de beleza é obviamente racista –...

Trinta Homens

Trinta. Vinte e nove Vinte e oito Vinte e sete Vinte e seis Vinte...

para lembrar

Tráfico de mulheres na Europa movimenta 2,5 bilhões de euros

Segundo a ONU, há cerca de 140 mil mulheres...

Um tigre não anuncia sua tigritude, ele ataca!

O sistema racista coloca na mesma prateleira e trata...

Por que prisão domiciliar não é aplicada para mães negras e pobres no Brasil?

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) autorizou a advogada...

Mãe Beata de Iemanjá

Beatriz Moreira Costa, nascida em 20 de janeiro de...
spot_imgspot_img

Luta das mulheres voltou a pautar as ruas em 2024 e acendeu alerta para o retrocesso

A luta pelos direitos das mulheres no ano de 2024, que começou de maneira relativamente positiva para a luta das mulheres, foi marcada por...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo BR

A presença feminina nos mais altos níveis de liderança política permaneceu extremamente baixa em 2024. Apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado...

Cidadania para a população afro-brasileira

"Eu gostaria que resgatassem um projeto desse sujeito extraordinário que foi Kwame Nkrumah, panafricanista, de oferecer nacionalidade de países africanos para toda a diáspora",...
-+=