Lesbofobia e mulheres negras

Tudo que nos coloca fora do duvidoso padrão vigente é considerado errado, mas para mulheres lésbicas e negras as coisas acontecem de um jeito bem pior. O corpo é meu, junto com minha identidade e minha orientação, mas certamente não é fácil ser lésbica e negra na sociedade racista, patriarcal e consequentemente machista.

Rebecca Nascimento

Apesar da nossa existência, quase não nos reconhecemos nos espaços de destaque para que haja uma identificação. Ver uma mulher negra e lésbica na grande mídia é algo ainda raro e quando chegamos a ver, a quantidade de comentários machistas, racistas e lesbofóbicos saltam tanto aos nossos olhos que achamos verdadeiramente impossível a população não perceber seus preconceitos. Lembro-me de quando a Ellen Oléria venceu o primeiro The Voice Brasil e o quanto eu escutei: “ah, ela é sapatão, mas canta bem”, junto com: “nêga sempre tem voz bonita”. A lesbofobia alcança todas as mulheres lésbicas, mas a mulher branca nunca vai sofrer com o racismo aliado a essa opressão.

Ser lésbica e negra num país ainda racista e machista nos trás o pesar cotidiano da lesbofobia conectado ao racismo dos últimos 484 anos. A objetificação e erotização dos nossos corpos são frequentes. Digitar lésbica e negra no Google é prova disso e fora da virtualidade não é muito diferente.

Para além disso tudo, ao nos afirmarmos como lésbicas sempre ouvimos comentários descrentes quanto a nossa orientação. Tudo ainda funciona como se estivéssemos na senzala, obrigadas a estarmos à disposição da nojenta violência sexual dos senhores.

A lesbianidade negra existe e resiste. Embora ainda seja algo difícil por ainda enfrentarmos a lesbofobia, inclusive nos espaços de militância, é necessário que nos organizemos para que nos fortaleçamos e juntas possamos encontrar maneiras de resistência diária. Nossa afetividade e nosso prazer são nossos e temos o direito de vivenciarmos nossas experiências da maneira e das maneiras que quisermos.

*Rebecca Nascimento é jornalista e publicou no site www.blogueirasnegras.org.br

 

Fonte: Diário Liberdade

+ sobre o tema

Museu da Pessoa apresenta: Maíra da Costa

Maíra da Costa conta na exposição Vidas Femininas sobre...

Cada vez mais estupros, por quê?

Foi noticiado na última semana que o número de...

“O feminismo branco foi construído em cima da precarização do trabalho da mulher negra”, diz Ana Maria Gonçalves

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (17) a escritora Ana Maria Gonçalves,...

Netinho: A cidade precisa servir a todos sem distinção de classe

"A cidade (São Paulo) precisa servir a todos sem...

para lembrar

Da encarnação do verme à partida do verme encarnado

Há gente que perde a chance de morrer velho...

Os rituais gastronômicos do Natal celebram o Menino Jesus?

Natal aqui é isso mesmo, é a televisão Por Fátima Oliveira Onde...
spot_imgspot_img

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...

Racismo escancarado

Duas décadas atrás, na esteira da Conferência Mundial contra a Discriminação Racial, em Durban (África do Sul), um conjunto de organizações da sociedade civil,...

Mulheres negras blogueiras, responsabilidade e ação

O trabalho de uma mulher negra blogueira não tem o devido reconhecimento e visibilidade, mesmo que seus artigos alcance milhares de leitores. Existe uma visão...
-+=