Jovem militante do CEN é morto na Barroquinha

Às 03h00min da madrugada de ontem, faleceu o jovem Railson Nonato Nascimento Santos. A vitima foi esfaqueada na barriga enquanto tentava trocar o dinheiro no Hotel Yes localizado na Barroquinha. O funcionário do hotel teria se recusado a realizar a troca do valor de R$ 100,00 (cem reais), dando início a uma briga, seguida de homicídio.

Nonato, como era conhecido, começou a militância muito cedo ainda no Pelourinho ao participar dos projetos sociais do Olodum, também fez parte do grupo de apoio da Escola Criativa Olodum e depois se filiou ao Coletivo de Entidades Negras. Sempre disposto a ajudar e com a tranqüilidade que sempre regia as suas relações, Nonato participou do 1º Encontro Estadual da Juventude do CEN em Alagoinhas no ano de 2008. Também foi delegado do CONNEB (Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil) nas etapas de Minas Gerais e São Paulo, além de estar ao lado da construção da Caminhada dos Religiosos de Matrizes Africanas em todos os seus 5 anos de realização. Na política, participou de campanhas de candidatos negros e comprometidos com a causa racial a exemplo de Bira Corôa, Luis Alberto, Gilmar Santiago e Valmir Assunção. No último ano fixou residência em São Paulo onde trabalhou como holding em shows de bandas locais, retornando para Salvador para fazer campanha para os candidatos que foram deliberados pela plenária do CEN.

Ontem amigos como Marquinhos Marques do Cortejo Afro, Lazinho (ex cantor do Olodum), Guiguio cantor do Ilê Aiyê, Arayê integrante da Banda Olodum e amigo de infância, Albino Apolinário da Instituição Alzira do Conforto e Coordenador da Praça do Reggae e o Coordenador-Geral do CEN, Marcos Rezende estiveram na delegacia, assim como cuidando do enterro. Nonato deixará muitas saudades aos amigos a quem sempre esteve ao lado e presente nas horas mais difíceis.

Nonato, descanse em paz!

Fonte: CEN

+ sobre o tema

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

Sonia Leite – Parte uma grande Guerreira !

Sentirei sua falta minha querida Sônia Leite.Voce sempre será...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=