Jovens discutem políticas para jovens mulheres em seminário

Articulado pelas Secretarias de Mulheres, Geral e Juventude, encontro busca fortalecer agenda política para brasileiras de 15 a 29 anos. O encontro começou na quinta-feira (6) e foi promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), pela Secretaria-Geral e pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e continua até este sábado (8).

Cerca de 100 gestoras de governos estaduais e municipais, representantes de movimentos sociais e pesquisadoras de 17 estados e do Distrito Federal participaram, na quinta-feira (6), do 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para Jovens Mulheres.

Durante a abertura do evento, na quinta-feira, a coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Lurdinha Rodrigues, lembrou que o seminário vem sendo planejado em conjunto desde 2011. Foi articulado para fortalecer as agendas políticas de jovens mulheres nos governos federal, estaduais e municipais. “A SPM saúda as gestoras, ativistas e pesquisadoras que estão aqui, a fim de contribuir para que as políticas para essas mulheres tenham implementação garantida”, disse.

De acordo com a coordenadora-geral de Políticas Transversais da SNJ, Elisa Guaraná, o governo federal tem trabalhado para ampliar os espaços de participação social na gestão pública. Por meio de planos nacionais e conselhos, frisou, são dedicados mecanismos para assegurar o diálogo contínuo com a sociedade. “O esforço da SNJ é garantir o início, a continuidade e o avanço da participação das mulheres jovens nos espaços de poder”, declarou.

O evento debate a relação das mulheres jovens com educação, trabalho, autonomia, saúde, cultura, comunicação, relações de poder e violência. A partir desses temas estão sendo discutidas estratégias que possam garantir o recorte geracional nas políticas para as mulheres e fortalecer a agenda política desse segmento da população.

Participam do encontro, as seguintes organizações da sociedade civil: Comissão Nacional de Juventude Indígena (CNJI), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), União Brasileira de Mulheres (UBM), Blogueiras Feministas, Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), Movimento dos Sem Terra (MST), Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra), Levante Popular Juventude, Coletivo Leila Diniz, Religiões de Matrizes Africanas, Articulação Potiguar de Juventude (APJ), Centro Sabiá, Negras Ativas, Central Única de Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Jovens Feministas, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Associação Frida Kahlo, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Fórum Nacional de Juventude Negra (Fonajune) e Confederação das Mulheres do Brasil (CMB).

Fonte: SPM

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=