Jovens do Estado do Rio de Janeiro se preparam para Rio+20

As mobilizações para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) já começaram. No Rio de Janeiro, estado que sediará o evento mundial, ativistas realizarão, de 12 a 15 de abril, o 1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude. O encontro está marcado para ocorrer na cidade de Armação de Búzios com a participação de jovens de várias regiões do estado.

Caio Lisboa, integrante do Coletivo Búzios Jovem e um dos organizadores do evento, explica que a intenção é reunir as juventudes do Rio de Janeiro para discutir sobre a Rio+20 e os temas que estão na pauta da Conferência internacional, como erradicação da pobreza, economia verde e governança global. “O jovem tem que estar envolvido para fortalecer o debate, inserir a juventude no debate”, comenta.

A expectativa, de acordo com ele, é que o Encontro consiga reunir cerca de 150 jovens de todo o estado. Durante quatro dias, participarão de formações, mobilizações e articulações para a Rio+20. “É um evento preparatório. Vamos traçar metas, objetivos, planejar, refletir [sobre a Conferência das Nações Unidas] para mobilizar em ações”, afirma.

Caio reforça a importância da atuação da juventude neste momento. De acordo com ele, a Rio+20 acontece quando ainda “há pouco o que celebrar”. Caio lembra que, 20 após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO92), muitas metas estabelecidas naquele momento ainda não forma cumpridas. “A discussão entrou em pauta, mas ainda há muito a se fazer. Precisamos debater os ‘buracos’ não cumpridos”, observa.

Para isso, a participação da juventude, na visão do integrante do Coletivo Búzios Jovem, é fundamental, já que os efeitos das ações de hoje serão sentidos no futuro. “A importância da juventude [nesse espaço de discussão] é primordial. O ‘futuro é nosso’, as ações podem nos prejudicar diretamente no futuro”, comenta.

O1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril no Centro Municipal de Educação Integrada (Cemei), em Búzios (como também é chamada a cidade), no Rio de Janeiro. Durante os quatro dias, as/os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, além de discutir sobre o papel da juventude na Rio+20 e na Cúpula dos Povos e traçar ações para os eventos. À noite, o momento de integração será na Praça Santos Dumont.

Rio+20

Duas décadas depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO92), presidentes e chefes de Estado e Governo de diversos países retornam ao Rio de Janeiro para debater sobre os planos na área do desenvolvimento sustentável na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

O evento ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital do Estado e se centrará em dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Feliciano diz que só sairia de comissão se morresse

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) disse que...

Ceará será 1º estado a receber o projeto Caravanas de Direitos Humanos pelo Brasil

Criar um canal de interação direta com a sociedade,...

Não é desnutrição; é genocídio

O que ocorre hoje contra o povo yanomami em...

lei da palmada

Introdução: Estatuto da Criança e do Adolescente, proibição,...

para lembrar

Casos de zika são confirmados na Itália, Espanha, Inglaterra e Portugal

Ontem (24), a Itália confirmou para a imprensa local...

Viva a igualdade, com diversidade

Na última segunda, Demi Getschko, um dos pioneiros da...

O artigo que enfureceu a família Marinho e resultou na humilhação mundial das Organizações Globo

Artigo no jornal britânico The Guardian provocou forte reação...

Feliciano entra com representação no MP de São Paulo contra Porta dos Fundos

  Marco Feliciano protocolou representação no Ministério...
spot_imgspot_img

Na ONU, Geledés promove espaço estratégico para a construção coletiva de justiça reparatória

A 4ª Sessão do Fórum Permanente para Pessoas Afrodescendentes, realizada na sede da ONU em Nova York, entre os dias 14 a 17 de...

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...
-+=