Criação da Comissão da Verdade paulistana é aprovada na Câmara

 

Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram na quinta-feira a criação da Comissão da Verdade paulistana, que irá trabalhar conjuntamente com os colegiados que atuam na esfera estadual e nacional.

O Projeto de Resolução 01, de 2012, de iniciativa da Mesa Diretora, foi aprovado por 43 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções.

O grupo de trabalho contará com sete vereadores que serão selecionados pelo presidente da Casa, Police Neto (PSDB). De acordo com o projeto, os trabalhos serão norteados pela “promoção de esclarecimentos em relação às graves violações de direitos humanos ocorridas no município de São Paulo ou praticadas por agentes públicos municipais” no período da ditadura (1964-1985).

O vereador Ítalo Cardoso (PT), que presidiu a subcomissão instalada em 2009 para acompanhar a abertura dos arquivos da ditadura, afirmou que há muitas violações dos direitos humanos a serem reveladas pelo trabalho do grupo.

Ele espera aprofundar as investigações sobre episódios como a descoberta das ossadas clandestinas do Cemitério Dom Bosco, em Perus, na zona oeste da cidade, tema que resultou em uma CPI em 1990.

Segundo o projeto, é atribuição dos membros da comissão “receber testemunhos, informações, dados e documentos que lhe forem encaminhados voluntariamente, assegurada a não identificação do detentor ou depoente, quando solicitado”, além de requisições de documentos oficiais, perícias e diligências, e audiências públicas com pessoas que possam guardar qualquer relação com os fatos e circunstâncias examinados.

Os vereadores Agnaldo Timóteo (PR) e Carlos Apolinário (DEM) foram os dois únicos parlamentares que registraram votos contrários à aprovação. Para Timóteo trata-se muito dos erros cometidos pelo regime autoritário, mas quase nunca suas qualidades são exaltadas. Já Apolinário afirmou que o projeto, aprovado por vereadores de todos os partidos, trata-se de mais uma frente eleitoral. “Sou a favor da Comissão da Verdade, desde que traga a verdade dos dois lados”, concluiu.

A criação da Comissão Estadual da Verdade, proposta pelo deputado Adriano Diogo (PT), foi aprovada no final do ano passado e iniciou seus trabalhos em meados de fevereiro desse ano. Já a lei que cria a Comissão Nacional da Verdade foi sancionada em 18 de novembro pela presidenta Dilma Rousseff, que até o momento não indicou os sete integrantes do colegiado.

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Fiesp recebe ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros

Na casa da indústria, ministra tratou de projeto de...

Unesco cobrará explicações sobre decisão de demolir Museu do Índio

Por: Daniela Fernandes     A Organização das Nações Unidas para a...

Com malária, Camila Pitanga defende o SUS. E isso nunca foi tão necessário

No começo da pandemia do Coronavírus, foi noticiado que...

Mercado de trabalho e informalidade no Brasil pós-Pandemia

Introdução: Dias muito difíceis. Além da pandemia do Coronavírus, há...

para lembrar

Após se recuperar do zika, mulher tem sintomas de Guillain-Barré

RIO - Diagnosticada com o vírus zika em 27...

FSM: Senador Paulo Paim abre a jornada de programação do FSM em Canoas

O programa Cantando as Diferenças Sociais, Culturais e Individuais...

OAB questiona juiz e promotor por casos de esterilização de mulheres

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo...

Denúncias indicam propósito de extermínio dos yanomamis, diz Silvio Almeida

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=