Denúncias indicam propósito de extermínio dos yanomamis, diz Silvio Almeida

Enviado por / FonteDo UOL

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse ao UOL News Tarde que as denúncias que foram recebidas pela sua pasta indicam que existiu um propósito da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de exterminar os yanomamis do país.

Isso tudo precisa ser devidamente investigado. O que nós recebemos são esses relatos. Pedimos as providências necessárias. Estamos monitorando, passo a passo, a fim de que nós possamos ter a garantia de que essas meninas serão protegidas.

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu informações de que ao menos 30 meninas e adolescentes yanomamis estão grávidas de garimpeiros. Também foi relatado haver seis crianças acolhidas irregularmente por famílias não yanomamis (com dois processos de adoção irregular em andamento).

Um grupo da pasta está em Boa Vista para reunir dados sobre as denúncias de violações de direitos.

Silvio Almeida: Garimpeiros são vítimas também, explorados por esquema maior

Na mesma entrevista que concedeu ao UOL, o ministro falou sobre a situação dos garimpeiros que estão ocupando parte da região destinada aos yanomamis no norte do País para extrair de forma ilegal na região. Na visão do ministro, eles são também vítimas, pois são explorados por um esquema maior.

“O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida…o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades”.

“O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida…o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades”.

Glória Maria personificou a luta de um povo para ter sua dignidade reconhecida, diz Silvio Almeida

Silvio Almeida se emocionou durante a entrevista ao falar da morte da jornalista da TV Globo Glória Maria, nesta quinta-feira (2). Para o ministro, Glória personificou a luta do povo negro para ter a sua dignidade reconhecida.

“Glória Maria é a materialização de um sonho ancestral…É uma mulher que na sua excelência profissional, na sua coragem, e ao mesmo tempo na sua leveza, conseguia ser uma profissional incrível e ao mesmo tempo trazer alegria para nós”.

+ sobre o tema

Médico surpreende casal surdo ao usar Libras em atendimento de emergência

'Foi incrível ver nos olhos deles o brilho ao...

Jovem acusa médico de negligência durante parto

Parturiente afirma que deu à luz antes de ser...

Startup lança curso de programação para mulheres de baixa renda

Curso de formação, em São Paulo, é destinado para...

Mortalidade Materna volta a subir no Brasil

Pesquisa Datafolha registra que planos de saúde interferem na...

para lembrar

Conferência aprova base da política nacional de segurança pública

  Brasília, 30/08/09 (MJ) - O Brasil já...

Pesquisadores do Brasil e Senegal trabalham por teste rápido para zika

Cientistas do Pasteur de Senegal estão em SP para...

Haverá vacinas suficientes para todos os adultos americanos até o final de maio, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta...

Leci Brandão recebe alta após ser internada para tratar problema vascular

A cantora Leci Brandão, 79, recebeu alta nesta sexta-feira (26)...
spot_imgspot_img

Cimi registra ataques a povos indígenas em três estados

Os conflitos entre produtores rurais e grupos indígenas continuam no Mato Grosso do Sul e Paraná. De acordo com publicação feita neste sábado (20) pelo Conselho...

Movimento Negro cobra e Brasil se posiciona na ONU sobre agenda racial

Nesta quarta-feira, 17, durante a sessão do Fórum Político de Alto Nível nas Nações Unidas, em Nova York, Geledés – Instituto da Mulher Negra...

46º Prêmio Vladimir Herzog: inscrições prosseguem até 20 de julho

Termina no próximo sábado, 20 de julho, o prazo para inscrições ao 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (PVH).  A premiação...
-+=