Denúncias indicam propósito de extermínio dos yanomamis, diz Silvio Almeida

Enviado por / FonteDo UOL

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse ao UOL News Tarde que as denúncias que foram recebidas pela sua pasta indicam que existiu um propósito da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de exterminar os yanomamis do país.

Isso tudo precisa ser devidamente investigado. O que nós recebemos são esses relatos. Pedimos as providências necessárias. Estamos monitorando, passo a passo, a fim de que nós possamos ter a garantia de que essas meninas serão protegidas.

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu informações de que ao menos 30 meninas e adolescentes yanomamis estão grávidas de garimpeiros. Também foi relatado haver seis crianças acolhidas irregularmente por famílias não yanomamis (com dois processos de adoção irregular em andamento).

Um grupo da pasta está em Boa Vista para reunir dados sobre as denúncias de violações de direitos.

Silvio Almeida: Garimpeiros são vítimas também, explorados por esquema maior

Na mesma entrevista que concedeu ao UOL, o ministro falou sobre a situação dos garimpeiros que estão ocupando parte da região destinada aos yanomamis no norte do País para extrair de forma ilegal na região. Na visão do ministro, eles são também vítimas, pois são explorados por um esquema maior.

“O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida…o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades”.

“O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida…o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades”.

Glória Maria personificou a luta de um povo para ter sua dignidade reconhecida, diz Silvio Almeida

Silvio Almeida se emocionou durante a entrevista ao falar da morte da jornalista da TV Globo Glória Maria, nesta quinta-feira (2). Para o ministro, Glória personificou a luta do povo negro para ter a sua dignidade reconhecida.

“Glória Maria é a materialização de um sonho ancestral…É uma mulher que na sua excelência profissional, na sua coragem, e ao mesmo tempo na sua leveza, conseguia ser uma profissional incrível e ao mesmo tempo trazer alegria para nós”.

+ sobre o tema

O silêncio sobre o zika oprime as mulheres

Em 2018, 1.657 recém-nascidos foram notificados como em risco...

Pará: Mais de R$ 338 mil vão financiar projetos de combate a DST/Aids

A Coordenação Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da...

Manchetes de jornal: quem atira ou quem morre?

A violência é uma constante nas manchetes dos jornais....

Espanha legaliza o aborto inclusive para adolescentes

Lei permite interrupção livre da gravidez até 14ª semana...

para lembrar

EUA: relatório afirma que gays negros são mais vulneráveis ao HIV

"É a pior epidemia em todo o mundo desenvolvido,...

Little Rock é aqui: ódio social e racial

A imagem abaixo pode ser considerada o "meme" do...

Periferia na Mídia: curso universitário analisa cobertura midiática das periferias

Promovido pelo Periferia em Movimento, curso acontece nos dias...

Qual é mesmo a cor do talento?

Por Eli Halfoun Existe preconceito racial no Brasil? – essa...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=