Denúncias indicam propósito de extermínio dos yanomamis, diz Silvio Almeida

Enviado por / FonteDo UOL

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse ao UOL News Tarde que as denúncias que foram recebidas pela sua pasta indicam que existiu um propósito da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de exterminar os yanomamis do país.

Isso tudo precisa ser devidamente investigado. O que nós recebemos são esses relatos. Pedimos as providências necessárias. Estamos monitorando, passo a passo, a fim de que nós possamos ter a garantia de que essas meninas serão protegidas.

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu informações de que ao menos 30 meninas e adolescentes yanomamis estão grávidas de garimpeiros. Também foi relatado haver seis crianças acolhidas irregularmente por famílias não yanomamis (com dois processos de adoção irregular em andamento).

Um grupo da pasta está em Boa Vista para reunir dados sobre as denúncias de violações de direitos.

Silvio Almeida: Garimpeiros são vítimas também, explorados por esquema maior

Na mesma entrevista que concedeu ao UOL, o ministro falou sobre a situação dos garimpeiros que estão ocupando parte da região destinada aos yanomamis no norte do País para extrair de forma ilegal na região. Na visão do ministro, eles são também vítimas, pois são explorados por um esquema maior.

“O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida…o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades”.

“O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida…o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades”.

Glória Maria personificou a luta de um povo para ter sua dignidade reconhecida, diz Silvio Almeida

Silvio Almeida se emocionou durante a entrevista ao falar da morte da jornalista da TV Globo Glória Maria, nesta quinta-feira (2). Para o ministro, Glória personificou a luta do povo negro para ter a sua dignidade reconhecida.

“Glória Maria é a materialização de um sonho ancestral…É uma mulher que na sua excelência profissional, na sua coragem, e ao mesmo tempo na sua leveza, conseguia ser uma profissional incrível e ao mesmo tempo trazer alegria para nós”.

+ sobre o tema

Audiência Pública cria grupo para discutir tratamento de pessoas com anemia falciforme

Proposta pelo deputado João Grandão em parceria com o...

Por que a Anistia Internacional entrou na campanha contra a repressão policial aos protestos

por : Mauro Donato   Em defesa do direito à liberdade de...

Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em...

Angelina Jolie retira ovários após serem detectados sinais de câncer

Angelina Jolie, 39, fez uma cirurgia na semana passada...

para lembrar

Autônomo pode baixar aplicativo a partir de hoje para renda de R$ 600

Trabalhador deve receber auxílio emergencial em até 48 horas Por...

III Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Que pesem os fatos. Esta terceira edição do Relatório...

O transplante de medula óssea para anemia falciforme

Sob emoção indescritível li que o Brasil incluiu no...
spot_imgspot_img

Saúde passa a monitorar doenças pelo recorte étnico-racial

O Ministério da Saúde lançou o Painel Equidade Étnico-racial, uma nova ferramenta que vai ajudar a monitorar e enfrentar as disparidades entre grupos étnicos e raciais no...

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...
-+=