Juíza condena acusados de matar coordenador do AfroReggae

Justiça estabelece pena de até 24 anos de reclusão.
Coordenador do AfroReggae foi morto em outubro de 2009.

A juíza Simone de Faria Ferraz, em exercício na 16ª Vara Criminal da capital, condenou nesta segunda-feira (17) Rui Mário Maurício de Macedo e Reginado Martins da Silva, acusados de matar Evandro João da Silva, coordenador do grupo AfroReggae, em outubro de 2009.

“O que sobressai dos autos é que os réus perpetraram o hediondo crime de latrocínio. Ao contrário do alegado pela defesa, em sintonia, a prova colhida é robusta”, escreveu a juíza em sua decisão.

 

Segundo nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio, Rui Mário, conhecido como Romarinho, foi condenado a cumprir a pena de 24 anos de reclusão. Desse total, 21 anos e seis meses são relativos à condenação pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte), a serem cumpridos em regime fechado, mais um ano de reclusão referente às circunstâncias agravantes, como motivo torpe. Quanto ao crime de receptação, Romarinho foi condenado a um ano e seis meses, que deverá ser cumprido em regime semiaberto.

 

Já Reginaldo foi condenado à pena de 21 anos e seis meses de reclusão, sendo 20 anos e seis meses pelo crime de latrocínio, em regime fechado, e um ano pelo crime de receptação, em regime prisional aberto.

 

Câmeras flagraram assalto

O caso ganhou repercussão nacional após o assassinato ser registrado por câmeras de segurança de estabelecimentos do Centro do Rio. As imagens mostraram o assalto que terminou com a morte de Evandro João da Silva, então com 42 anos, e revelaram ainda a omissão da polícia no socorro à vítima.

Os policiais militares Dennys Leonard Nogueira Bizarro e Marcos de Oliveira Sales, acusados de ter omitido socorro ao coordenador do AfroReggae, foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de prevaricação e furto qualificado.

 

 

Fonte: G1

 

+ sobre o tema

para lembrar

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...