Um juizado federal dos Estados Unidos concedeu hoje asilo a Zeituni Onyango, uma tia africana do presidente Barack Obama que vivia irregularmente no país, onde será residente legal a partir de agora.
Segundo o site do jornal “USA Today”, os advogados de Zeituni asseguraram que sua cliente conseguiu o asilo, mas não querem revelar as razões, já que o processo é confidencial, segundo eles.
Zeituni é meia-irmã do pai de Obama, um economista de origem queniana já falecido, e morava em uma casa no sul de Boston, no estado americano de Massachusetts.
Há um ano, os advogados disseram que Zeituni solicitava asilo nos EUA por sua preocupação sobre a violência no Quênia, embora em outras entrevistas problemas de saúde também tenham sido considerados.
O porta-voz de Obama, Robert Gibbs, disse hoje em entrevista coletiva que a Casa Branca não interveio no caso da tia do presidente.
Durante a campanha para as eleições presidenciais, em 2008, foi divulgada a informação de que sua tia vivia ilegalmente nos EUA e seus porta-vozes asseguraram que Obama desconhecia o fato, mas defendia a aplicação das leis pertinentes.
Fonte: G1