por Jurema Werneck para o Portal Geledés
Cumprimento às autoridades, delegad@s, convidad@s, conselheir@s, comissão organizadora
Agradecimento a trabalhador@s de apoio, equipe de som e imagem, limpeza, alimentação, segurança, equipes de saúde.
Foi um largo processo de mobilização até aqui. Ao todo 4.347 conferências municipais e 27 estaduais foram realizadas, além de video conferências, diálogos on line, com envolvimento de mais de 26 mil pessoas na etapa estadual.
Também um longo processo envolvendo as conferencias a partir da primeira, em 1942, até a 8a. Conferencia em 86. De diferentes maneiras, num traçado irregular e por vezes contraditório, a sociedade brasileira foi delineando seu projeto de nação, sua visão de sociedade e de participação social.
A 8a. Conferencia traduz a aspiração da sociedade que se projetava maior, melhor, mais condizente com o projeto das diferentes populações e grupos que lutaram e derrubaram regismes e idéias de colonização, de escravidão, de dominação, de violência, de exclusão. O SUS nasce das vitórias e das derrot5as vividas neste processo.
A 8a. conferencia se apresenta como momento de celebração criativa. Um momento de instaurar um ciclo virtuoso de direitos sociais e politicos que conciliava a nação e seu povo num pacto pela universalidade, pela integralidade e pela equidade, trazendo e afirmando a forte marca da participação social como condição de possibilidade de realização destes desejos;
O que se seguiu foram os anos de realização pragmatica deste pacto: a Constituição, as leis, as políticas, as normas, o cotidiano de realização destas conquistas;
Ao longo do tempo a celebração, a conquista e os termos deste pacto pela universalidade, integralidade e equidade foram perdendo espaço, substituídos pelo dissenso, pelas disputas de meios e não pelos acordos na direção de fins já estabelecidos. Mas mesmo nestes momentos a sociedade brasileira, com suas pluralidades, multicipliicidades e diferenças permaneceu atuante.
Os conselhos de saúde, em muitos casos atacados, desprestigiados, ainda assim se reuniam, mas sem forças sufiicientes para conduzir o SUS aos seus destinos, ao pacto social democrático e os resultados podem ser vistos todos os dias. Erros inaceitáveis foram cometidos, escolhas esvaziadas do sentido foram feitas. As cenas das ruas, dos meios de comunicação e o desencanto de grande parte da população com a Saúde são resultados bastante conhecidos e lamentados por nós.