Justiça alemã obriga homem a deletar imagens íntimas de ex-namorada

Uma briga entre ex-namorados acabou na Justiça alemã por causa de fotos íntimas que o homem tinha guardado da mulher durante o relacionamento.

Do BBC

As fotos haviam sido tiradas com o consentimento dela – mas após o término do namoro, a jovem queria que ele apagasse todos os registros.

A decisão da alta Corte alemã foi favorável à mulher, obrigando o ex-namorado a deletar todas as fotos íntimas que ele tinha dela. Segundo a Justiça do país, permitir que ele permanecesse com as imagens era uma “violação aos direitos dela de privacidade”.

Ainda de acordo com a Justiça da Alemanha, o “consentimento da mulher para tirar as fotos acabou quando o relacionamento entre os dois terminou”. O país é um dos mais rígidos quando o assunto é lei de privacidade.

A Corte alemã afirmou que todos têm o direito de decidir se querem ou não conceder imagens íntimas, para quem e de que forma essas imagens poderiam ou não ser usadas.

Segundo a Justiça, caso permanecesse com a posse dessas fotos, o ex-namorado teria uma espécie de “poder manipulador” sobre a então namorada.

No entanto, ainda não está claro como as autoridades irão garantir que a decisão seja cumprida.

Casos recentes de fotos íntimas que foram divulgadas online fortaleceram o debate sobre os direitos das vítimas em situações do tipo. Alguns países tratam a chamada “vingança pornográfica” como crime.

No Brasil, ainda não existe uma lei específica para punir casos de divulgação de imagens íntimas – eles são classificados em crimes de punição considerada branda, como difamação ou crime contra honra.

+ sobre o tema

Toda feminista é mal amada

E ela só é mal amada porque é mulher....

Cada vez mais capacitadas, auxiliares lutam contra o preconceito e cobrança diferenciada

Mais do que profissionais exemplares, elas precisam driblar o...

Mulheres compram mais carros, mas Salão ainda é pensado para homens

Um grupo de homens se aglomerava em frente a...

para lembrar

Transexuais são constrangidas ao usar banheiro de shopping em SP

Sete seguranças formaram um corredor na porta do banheiro...

Proteção para mulheres vítimas de violência é lenta em BH

Pedidos de medidas protetivas passam de 6 mil este...

Ao sambódromo, sem silicone

No Rio, acaba de acontecer um fato surpreendente:...

Veríssimo explica por que não vota em Marina

Para o escritor Luis Fernando Verissimo, Marina Silva, candidata...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=