Justiça suspende cassação de Kassab, que fica no cargo

Por: Fernndo Barros de Mello,Flávio Ferreira, Lilian Christofoletti

 

 

Defesa e Promotoria aguardam julgamento do recurso ao TRE, instância superior

Decisão deverá sair em cerca de 3 meses; para advogado, juiz da 1ª instância mudou entendimento firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral

A Justiça Eleitoral suspendeu ontem a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e de sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB).

A defesa dos dois apresentou recurso, que foi acolhido pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira, o mesmo que havia determinado as cassações. Dessa forma, Kassab permanece no cargo até que o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), instância superior, decida sobre o caso.

O TRE leva, em média, de dois a três meses para analisar decisões de juízes de primeira instância. Em geral, a Justiça Eleitoral tem trâmite mais célere que o da Justiça comum.

Kassab, Alda e oito vereadores foram cassados no fim de semana por captação de recursos considerados ilícitos na campanha de 2008, segundo denúncia da Promotoria Eleitoral. A defesa sustenta que a jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitia as doações questionadas.

“O Tribunal Superior Eleitoral, que é o tribunal eleitoral mais alto, já havia firmado entendimento de que esses tipos de doação eram legais”, afirmou Marcelo Toledo, um dos advogados de Kassab.

“Isso equivale a mudar o gol de lugar depois do jogo ter acabado e as regras já estarem estabelecidas. É como se os gols marcados não valessem mais”, complementou o advogado Ricardo Penteado, outro defensor do prefeito.

Em sua defesa, os advogados de Kassab citam resoluções do TSE e escrevem: “Como dito e repetido, a ninguém era possível fazer, à época das eleições de 2008, qualquer ressalva às doações agora impugnadas, pois foram recebidas de boa-fé pelos recorrentes, à vista da orientação jurisprudencial supratranscrita”.

A defesa sustenta ainda que “o essencial é que havia segurança jurídica para a arrecadação dos valores agora impugnados, não sendo lícito malversar o entendimento esposado pela mais alta corte eleitoral do país, a pretexto de considerar ilícito o que era plenamente admissível à época dos fatos”.

Os advogados argumentam também que a sentença dá nova interpretação ao dispositivo do TSE, seguindo um voto vencido do ministro Cezar Peluso.

Histórico
No processo contra Kassab, o promotor eleitoral Maurício Lopes acusou o prefeito de ter recebido doações ilegais da AIB (Associação Imobiliária Brasileira), de sete construtoras e do banco Itaú -cujas contribuições somaram mais de R$ 10 milhões em 2008.

Na decisão, o juiz da 1ª Zona Eleitoral escreveu que “é “inescondível” que tais doadores, em verdade, nada mais fazem do que “adiantar” ou “apostar” a título de investimento” e que parte dos lucros, que tornam as doações possíveis, tem origem no contrato da concessionária com o serviço público”.

Após a Folha ter revelado as doações da AIB em 2009, o promotor apontou a associação como entidade de fachada do Secovi (sindicato do setor imobiliário) para fazer doações.

A lei impede os sindicatos de realizar tais contribuições. O Secovi afirma não ter vínculo com as doações.

Para o promotor, as empreiteiras doadoras de Kassab são acionistas de concessionárias de serviços públicos e devem ser equiparadas às próprias concessionárias, que, segundo a lei, não podem fazer doações.

Antes do julgamento pelo TRE, o Ministério Público Eleitoral, autor da denúncia, vai se manifestar novamente.

 

 

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=