Juventude Negra Capixaba ganha Prêmio Nacional de Direitos Humanos

 

 

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES) recebeu na última quinta-feira (22) o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, promovido pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH, na categoria “Ações e Experiências” pelo desenvolvimento da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.

A Solenidade de premiação aconteceu na Abertura do XVI Encontro Nacional de Direitos Humanos, ocorrido em Osasco/SP, entre os dias 22 a 25 de abril de 2010. O Prêmio tem o objetivo de homenagear, promover e dar visibilidade às instituições e pessoas, que pelo compromisso, dedicação e testemunho, destacaram-se na luta pela dignidade e pelo respeito ao ser humano.

 

O Prêmio que está em sua 16ª edição já foi entregue a personalidades e entidades imp ortantes na defesa dos direitos humanos no Brasil, como o sociólogo Betinho, o teólogo Leonardo Boff, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Fórum Reage Espírito Santo.

 

A Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude, que foi lançada no dia 13 de maio de 2008, tem o intuito de denunciar os altos índices de violência que vitima centenas de jovens negros e a ausência de ações afirmativas e políticas públicas voltados ao segmento.

 

O Espírito Santo, segundo o ‘Mapa da Violência’, é um dos estados que possui as maiores taxas de homicídio juvenil no país, sendo que as principais vítimas são negros. Além disso, a Lei 7.723/04 que institui as Políticas de Promoção da Igualdade Racial no estado ainda não foi se quer regulamentada.

 

Durante a Campanha o FEJUNES já desenvolveu diversas ações, como atos públicos, marchas, seminários, oficinas, produção de vídeo e cartilha, caravanas culturais e audiê ncias públicas. A Campanha tem o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e já recebeu dois prêmios desde o seu lançamento.

 

De acordo com Lula, membro do FEJUNES que esteve em Osasco/SP e recebeu o prêmio, esta premiação foi um importante reconhecimento da luta que vem sendo desenvolvida pela juventude negra capixaba. “Esse Prêmio sinaliza que o processo de resistência protagonizado pela juventude negra está no caminho certo”, afirma. Ele ainda destaca que “Essa homenagem vinda do MNDH, que aglutina organizações de direitos humanos que atuam em diversos cantos do país, dá um estimulo maior para continuidade das ações que estão sendo desenvolvidas” .

 

Além do FEJUNES, o Movimento Nacional de Direitos Humanos também premiou nesta edição o Centro Santos Dias de Direitos Humanos de São Paulo (categoria organização) e o Ministro da Secretaria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

 

Fonte: ESHOJE

+ sobre o tema

É impossível promover direitos humanos sem proteger as mulheres

Medo e trauma de experiências de violência muitas vezes...

Negros são mais condenados por tráfico e com menos drogas em São Paulo

Levantamento inédito analisou 4 mil sentenças de tráfico em...

Encontro nacional debate estratégias para fortalecer organizações da sociedade civil

A Constituição brasileira de 1988 só tem a abrangência...

para lembrar

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

CARE

por Sueli Carneiro Cuidado, carinho, é o que a palavra...

“Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos”, por Boaventura de Sousa Santos

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos veio ao Brasil...
spot_imgspot_img

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...
-+=