Kamala Harris é a mulher negra mais poderosa do mundo, segundo a Forbes

Enviado por / FonteGlamour

Oprah Winfrey, Rihanna e Beyoncé também se destacam e marcam presença na lista

Nesta terça (6.12), foi divulgada a “Lista Forbes: 100 mulheres mais poderosas do mundo” de 2022. Nela, Kamala Harris (58), vice-presidente dos Estados Unidos, ocupa a 3ª posição – se tornando, assim, com sua presença no top 3, a mulher negra de maior destaque no ano.

Mas este não é o primeiro grande destaque de Kamala: em 2010, ela foi a primeira mulher negra eleita como procuradora geral da Califórnia; em 2016, a primeira de ascendência índigena eleita para o Senado norte-americano; e recentemente, em 2021, se destacou como a primeira mulher e pessoa sul-asiática e negra a ser eleita para vice-presidente dos Estados Unidos.

Na seleção das 100 mais poderosas do mundo, Ursula von der Leyen (64), presidente da Comissão Europeia, ocupou o 1º lugar.

Beyoncé, Rihanna e outras personalidades negras também marcaram presença na lista

Junto com Kamala Harris, outras mulheres negras também se destacaram na lista anual da Forbes. A apresentadora Oprah Winfrey ocupa a 24ª posição, enquanto Rihanna e Beyoncé aparecem em 73 e 80, respectivamente.

Rihanna – que, recentemente, fez seu retorno para na música com a faixa “Lift Me Up” na trilha sonora de “Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre” – já tinha aparecido na lista de novos bilionários da Forbes, chamando atenção por ser a única da seleção com menos de 40 anos.

Para definir os nomes da listagem, a Forbes considera quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. No caso de líderes políticas, produto interno bruto (PIB) e população dos países são levados em conta; já nas lideranças corporativas, considera-se receita e números de funcionaríos, bem como menções e alcance na mídia.

+ sobre o tema

Ideologia Tortuosa, por Sueli Carneiro

O mito de a desigualdade racial ser produto das...

Mulheres que fazem seus países avançarem

São líderes defensoras dos direitos das mulheres e outros...

Lágrimas de homem abalam o machismo no futebol. E o racismo? Voa impávido em céu de brigadeiro

As lágrimas dos jogadores brasileiros pressionados pelo terror de...

para lembrar

O verdadeiro humor é aquele que dá um soco no fígado de quem oprime – por Djamila Ribeiro

Assim como houve pensadores como Sartre, por exemplo, que...

Taxa de homicídios de mulheres negras é mais que o dobro da de mulheres brancas

A taxa de mulheres negras vítimas de homicídios no...

AzMina produz conteúdo especial para a campanha Ela Decide

A Revista AzMina produziu, em parceria com o Fundo...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=