domingo, março 26, 2023
InícioQuestões de GêneroMulher NegraHarvard nomeia primeira mulher negra para ocupar presidência

Harvard nomeia primeira mulher negra para ocupar presidência

Claudine Gay sucederá Lawrence Bacow no cargo

Universidade de Harvard nomeou, nesta quinta-feira (15), Claudine Gay, reitora da faculdade de Artes e Ciências, como sua 30ª presidente, tornando-a a primeira pessoa negra e a segunda mulher a ocupar o cargo.

Claudine, que ingressou em Harvard como professora de Governo em 2006, sucederá Lawrence Bacow como presidente da prestigiada universidade. Ela assumirá o cargo em julho de 2023.

“Claudine é uma líder notável, profundamente dedicada a sustentar e aprimorar a excelência acadêmica de Harvard”, disse Penny Pritzker, secretária do Departamento de Comércio dos EUA no governo do presidente Barack Obama e presidente do comitê de busca, em comunicado por escrito.

Ela assumirá o cargo em Cambridge, no Massachusetts, em um momento de declínio de matrículas em muitas faculdades e universidades dos EUA, uma vez que os candidatos avaliam cada vez mais os benefícios do ensino superior em relação ao custo das altas mensalidades.

De acordo com o site de Harvard, o valor para estudantes em período integral é de US$ 54.768 (R$ 290 mil) por ano.

“Com a força desta instituição extraordinária atrás de nós, entramos em um momento de possibilidade, que exige uma colaboração mais profunda em toda a Universidade, em todas as nossas escolas notáveis”, declarou Claudine em um comunicado por escrito.

“Há uma urgência para que Harvard se envolva com o mundo e traga um pensamento ousado, corajoso e pioneiro para nossos maiores desafios”, continuou.

Harvard, com um total de doações para o ano fiscal de 2022 de 50,9 bilhões dólares, composto por 14.000 fundos diferentes, foi fundada em 1636 e é a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench