Lamento, Cláudia Ferreira, por Zulu Araújo

Lamento Cláudia, por não termos conseguido evitar sua morte de maneira tão estúpida e violenta. Apesar das inúmeras denúncias, apelos, mobilizações e campanhas, realizadas pelo movimento negro brasileiro e aliados, as polícias militares do nosso país, em particular a do Rio de Janeiro, continuam raciocinando e agindo de acordo com o velho ditado: “branco correndo é atleta e preto correndo é ladrão”. Por isto, não adiantou nada você gritar para seus algozes que não era traficante, que era trabalhadora e que estava apenas indo comprar um café e  pão para seus filhos. Também nada adiantou seus amigos e vizinhos gritarem a plenos pulmões de que você era uma mulher guerreira e batalhadora, seus algozes estavam surdos, mudos e cegos pela violência cotidiana que estão acostumados a exercer, com o beneplácito, quando não o apoio efusivo dos seus superiores.

Por Zulu Araújo em seu Blog

Foto: Margarida Neide/ A Tarde

Lamento Cláudia, por não termos, até o presente momento, conseguido sensibilizar a justiça brasileira, para que ela cumpra com o seu dever e faça valer o que está inscrito de forma cristalina na Constituição brasileira, de que o racismo é crime imprescritível e inafiançável e que os que o cometem devem ser exemplarmente punidos, até porque a  legislação internacional, do qual o Brasil é signatário, o inscreve como “crime de lesa humanidade”. Prova maior disto Cláudia, é que seus algozes foram soltos dias depois, após sentença de uma juíza, mulher como você, porém branca e oriunda da elite brasileira, que não conseguiu identificar nenhuma prova contra os policiais, apesar do vídeo exaustivamente veiculado nas redes sociais e meios de comunicação, mostrarem você sendo jogada como um saco de lixo na mala de uma viatura e segundo seus vizinhos sendo arrastada por mais de uma vez pelas ruas da cidade.  O que temos visto Cláudia, é que a impunidade continua sendo exercida na plenitude nestes casos, e quando alguns poucos são  levados aos tribunais, são mitigados ou desqualificados para injúria racial, crime considerado de menor potencial ofensivo e consequentemente arquivados,  mesmo quando ceifam vidas como a sua, uma pessoa honrada e trabalhadora.

Lamento Cláudia, que apesar dos nossos avanços e conquistas realizadas a duras penas nos últimos anos, por conta da mobilização e apoio de setores significativos da nossa sociedade, não tenhamos conseguido fazer com que as autoridades brasileiras, notadamente das áreas da segurança pública, compreendam que a pena de morte não existe no país e de que morar num bairro pobre e de periferia não significa que sejamos todos marginais e mesmo aqueles que o são devem ser presos, julgados e condenados na forma da lei e não serem executados por grupos de extermínios fardados ou não, em plena luz do dia, como ocorreu com você.

Lamento Cláudia, que não tenhamos conseguido honrar aquilo que muitos líderes do movimento negro, pregam nos seus discursos e que você exercia na plenitude. Você era negra, pobre, trabalhadora e da periferia. Mas, ainda assim não conseguiu sensibilizar o nosso movimento, em particular o do Rio de Janeiro, para exigir das autoridades cariocas, em particular do seu governador, que pare de uma vez por todas com sua retórica demagógica e cumpra com o seu dever cívico, já que foi eleito para tanto, de dar segurança a todos os seus cidadãos, independente da cor da pele, da sua condição social ou do seu credo religioso. Enquanto isso Cláudia, o movimento negro está praticamente imobilizado, disperso  e fragilizado por questões menores e lutas intestinas que indicam a ausência de propostas e ações que nos levem a enfrentar os novos desafios, que a sociedade brasileira e em particular os racistas, estão nos impondo. .

Lamento Cláudia, que sua família, tenha sido desestruturada de forma tão violenta e que seus filhos naturais e adotivos venham a pagar por muitos e muitos anos, por mais este crime brutal e racial. Lamento mais ainda, em saber que não só você tem sido vítima destas crueldades. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA, 79% dos policiais militares do Estado de São Paulo que participaram de ocorrências com morte são brancos, enquanto que 61% das vítimas são negras e possuem menos de 24 anos. A pesquisa identificou que há três vezes mais negros mortos para cada branco. E a Secretaria de Segurança sabe o que disse: “vamos avaliar os estudos para decidir se eles podem subsidiar aprimoramento das políticas públicas de segurança”. É muito cinismo, não?

Enfim Cláudia, apesar de todos estes lamentos, uma coisa eu posso afirmar, apesar desta derrota, nós continuaremos nossa caminhada e não descansaremos enquanto  a violência, a discriminação e o racismo não forem erradicados do nosso país. E para tanto, convocamos todos aqueles que acreditam na cidadania, nos direitos humanos e na igualdade como bens maiores da sociedade a cerrarem fileiras em sua homenagem, pois a luta continua !

Axé !

Toca a zabumba que a terra é nossa!

 

 

Fonte: Blog do Zulu

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...
-+=