quarta-feira, setembro 22, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasLançada cartilha sobre racismo no futebol

Lançada cartilha sobre racismo no futebol

Preconceito, Discriminação Racial e Racismo no Futebol

No segundo dia do Seminário Nacional Esporte e Justiça Desportiva, realizado na última sexta-feira, 23/05, no Hotel Pestana, foi lançada a Cartilha “Preconceito, Discriminação Racial e Racismo no Futebol”, obra da advogada Drª Silvia Cerqueira. A autora foi uma das convidadas da Mesa “Racismo no Esporte” e ocupou a plenária ao lado do Juiz do TJSP, Luís Geraldo Lanfredi e do Procurador de Justiça do MPBA, Lidivaldo Britto.

Participaram também do evento convidados especiais, como os ex-jogadores do Esporte Clube Bahia, João Marcelo e Zé Carlos, além do Presidente do Bloco Afro Ilê Ayiê, Antônio Carlos Vovô. Na Cartilha, foram selecionados temas como preconceito, discriminação racial e injúria social. Também foi feita uma abordagem acerca da formação do povo brasileiro e da nossa diversidade étnica. O estudo contou com um breve histórico sobre o futebol no Brasil e sobre como se deu a introdução dos negros nesse esporte, além da legislação pertinente às ofensas praticadas no futebol e uma tabela dos jogos da Copa do Mundo. Sobre a autora.

Drª Silvia Cerqueira é advogada com especialização em Direitos Humanos e em Direito para o afrodescendente. Já integrou o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Bahia durante três gestões, atuou como conselheira federal representando a bancada da Bahia.  Foi presidente nacional da Comissão de Promoção de Igualdade do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Presidiu a Comissão Especial da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia. É membro do Instituto dos Advogados da Bahia. Foi presidente da Associação Nacional de Advogados Afrodescendentes. Presidiu por duas gestões e integra o Conselho da Associação Nacional de Mulheres de Carreira Jurídica. Silvia Cerqueira também participou da Comissão da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), na elaboração do código penal brasileiro que está em fase de conclusão, a convite da própria secretaria.

Com um currículo que inclui eventos nacionais e internacionais, Drª Silvia é ativista do Movimento Negro desde a década de 70. Na Superintendência da Pesca e Aquicultura no Estado da Bahia, lançou oficialmente o Plano Safra, de iniciativa da Presidente da República, Dilma Rousseff, e também do Ministro Marcelo Crivella. Hoje, encabeça uma importante campanha contra o racismo no esporte.

 

 

Fonte: Caro Gestor

RELATED ARTICLES