Lançamento de livro sobre o racismo terá palestra de Kabengele Munanga, em São Paulo

Organizada por Dennis de Oliveira, a obra reúne textos elaborados por autores de gerações, áreas e formações distintas

Foto: IEA

Do Revista Fórum

O livro A luta contra o racismo no Brasil (Edições Fórum) será lançado na próxima terça-feira (4), em São Paulo, no auditório Freitas Nobre, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), às 19h30. Este será o primeiro evento de lançamento da publicação e contará com uma palestra do antropólogo e professor brasileiro-congolês da USP, Kabengele Munanga.

A obra é organizada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Dennis de Oliveira, que reuniu autores de gerações, áreas e formações distintas para realizar um verdadeiro balanço da ação política na luta antirracista, trazendo também dados, análises, estudos e ensaios sobre as perspectivas de uma batalha travada no dia a dia de dezenas de milhões de brasileiros.

“O livro traz contribuições de intelectuais-ativistas que se colocam na perspectiva de compreender as raízes desta que é a maior mazela do país, o racismo estrutural”, diz Dennis de Oliveira.

A luta contra o racismo no Brasil conta com textos de Cláudia Rosalina Adão, Dennis de Oliveira, Eliete Edwiges Barbosa, Humberto Bersani, Joselicio Junior, Marcio Farias, Maria da Glória Calado, Rosane Borges, Silvana Barbaric, Silvio Luiz de Almeida e Tatiana Oliveira. Múltiplas visões que se interconectam para dar um amplo retrato do racismo brasileiro.

Em um contexto no qual se desenha uma série de retrocessos no campo dos direitos, A luta contra o racismo no Brasil discute as limitações dos espaços institucionais e formas de discutir e enfrentar uma questão enraizada nas estruturas do Estado e da sociedade, relacionando-se às singularidades do capitalismo desenvolvido no país.

 

+ sobre o tema

Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA?

Um estudo liderado por um professor da Universidade de...

“Dia representativo e de reflexão”, diz Tais Araújo sobre Consciência Negra

Uma das principais artistas negras do país, atriz promove...

para lembrar

Olhos Azuis fala de imigração e racismo

Por: Guss de Lucca Vencedor do Festival de Paulínia de...

Alemanha:Âncoras Negros no Noticiário

A Alemanha não conta com âncoras negros no noticiário,...

Ídolo do Corinthians, Paulinho quase deixou futebol por causa do racismo

  Hoje ídolo do Corinthians e jogador de seleção brasileira,...
spot_imgspot_img

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...

Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Pessoas pretas e pardas residem menos em endereços com características adequadas de infraestrutura urbana, quando comparadas à população branca. Esse retrato da desigualdade étnico-racial no...

E mulheres trans não são pessoas?

No mesmo dia, os EUA e o Reino Unido —dois países ocidentais que se colocam como bastiões da liberdade, muito embora até ontem metade...
-+=