Lançamento e conversa com os autores Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais (século XVIII) será lançado no dia 11 de abril, terça, em São Paulo

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais (século XVIII)

Aldair Rodrigues & Moacir Maia (org.)

 “Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário”, escrito e organizado pelos historiadores Aldair Rodrigues e Moacir Maia, será lançado na livraria Megafauna na próxima terça-feira, dia 11 de abril, às 19h. 

Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais (século xviii) reúne transcrições de documentos inéditos sobre a vida e as crenças de mulheres africanas perseguidas no Brasil por forças militares e pela Inquisição.

Essas mulheres pertenciam a grupos étnicos que habitavam a região da África ocidental chamada pelos portugueses de Costa da Mina. Escravizadas e trazidas para o Brasil, algumas se tornaram lideranças de comunidades negras na posição de sacerdotisas voduns (vodúnsis), ao mesmo tempo que exerciam cargos de juízas e rainhas da irmandade católica de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos — a principal confraria negra mineira.

Os manuscritos dos processos contra as sacerdotisas foram localizados em Portugal no Arquivo da Torre do Tombo, entre os códices do Tribunal da Inquisição de Lisboa. O primeiro, de 1747, descreve um complexo culto em Paracatu (mg) dedicado ao “Deus da Terra de Courá”. O segundo e o terceiro referem-se a Ângela Gomes, “mestra” de práticas rituais africanas na comarca de Ouro Preto, coroada como rainha do Rosário. O quarto, datado de 1759, oferece detalhes sobre as práticas de Teresa Rodrigues e Manoel mina na comarca de Sabará.

Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário, publicado pela Chão Editora, inclui também papéis preservados nos arquivos históricos de Minas Gerais. Embora registrados por agentes do Império português, os depoimentos reproduzidos nos processos desvelam a multiplicidade de vozes e das trajetórias de vida das mulheres africanas, evidenciando a ideologia e a violência do racismo religioso.

Serviço

Dia: 11 de abril de 2023 (terça-feira)


Horário: 19h 


Local: Livraria Megafauna, Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200 – loja 53
(11) 91015 0156
livrariamegafauna.com.br

Mediação: Taina Silva Santos (Casa Sueli Carneiro).

Sobre os autores:

Aldair Rodrigues, historiador e doutor em História pela USP. É professor do Departamento de História da Unicamp. É autor de “Limpos de sangue” (2011) e “Igreja e Inquisição no Brasil” (2015). 

Aldair Rodrigues (Foto: Wanezza Soares)

Moacir Rodrigo de Castro Maia nasceu em Mariana. É historiador, doutor em História Social pela UFRJ e pesquisador associado ao NPHED/ UFMG. É autor de “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do Golfo do Benim para Minas Gerais” (2022) e vencedor do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, em 2019. 

Moacir Maia (Foto: Eduardo Tropia)

+ sobre o tema

Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia

O Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia no dia 23 de setembro, sábado, no...

Show de Beyoncé em SP tem mais de 50% dos ingressos vendidos

Os ingressos para o show de Beyoncé estão esgotados...

Will Smith pode estrelar refilmagem de longa de Hitchcock

O ator Will Smith pode protagonizar a refilmagem de...

Efeito Helena! Shai Almeida mostra como cuidar da pele negra

Em "Viver a Vida", Helena, interpretada por Taís Araújo,...

para lembrar

Ilú Obá de Min compartilha cantos, dança e poesia em Sarau ao vivo

Em meio à pandemia, bloco afro feminino traz Sarau...

Bienal de São Paulo terá 30% de artistas da década de 1970 e indígenas em sua exposição

Diante do anúncio dos 91 participantes da próxima Bienal...

“Sou o sol da Jamaica, sou a cor da Bahia”¹ O samba-reggae como atlântico negro baiano²

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo contextualizar o surgimento...
spot_imgspot_img

10 Filmes para conhecer o Cinema Africano

O cinema autêntico africano é bastante tardio quando tomamos por referência a história da sétima arte e sua dita invenção. Antes dos anos 50,...

Museu do Amanhã recebe ‘Forms of Life’, evento que reúne líderes mundiais de instituições que pensam o futuro

De 28 de setembro a 1º de outubro, representantes de instituições culturais como MOD, da Austrália, MIDE, do México, Parque Explora, da Colômbia e...

Spcine leva cinco cineastas paulistanos para apresentarem trabalhos no NewFilmmakers LA, nos Estados Unidos

Entre os dias 18 e 24 de setembro, a Spcine marca presença no NewFilmmakers LA (NFMLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Focado em apresentar trabalhos inovadores de...
-+=