Lateral inglês quer Sérvia banida por racismo; ministro cobra Uefa

Os cânticos racistas que a torcida da Sérvia proferiu durante toda a duração da partida contra a Inglaterra na última terça-feira, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa Sub-21, causaram revolta no país britânico. Nesta quarta, o lateral esquerdo Danny Rose – um dos principais alvos das ofensas – afirmou que os sérvios deveriam ser banidos do futebol internacional.

De acordo com Rose, mesmo antes de o jogo começar, torcedores locais já o estavam chamando de macaco durante o aquecimento na cidade de Krusevac. Aos 15min do segundo tempo, o atleta disse que estava “tão nervoso que não conseguia se concentrar” na partida, que terminou com vitória por 1 a 0 e classificação inglesa.

O ministro do Esporte britânico, Hugh Robertson, apoiou o jogador e escreveu uma carta ao presidente da Uefa, Michel Platini, exigindo “punições pesadas”. Porém, no relato da partida publicado no site oficial da federação europeia, nenhuma menção foi feita aos abusos raciais vindos das arquibancadas. Normalmente, a Uefa apenas aplica multas às federações nacionais envolvidas com racismo.

Além das ofensas contra os atletas negros da Inglaterra, a partida foi manchada por uma confusão generalizada após o apito final. A briga começou quando Rose comemorou a classificação ostensivamente em frente à torcida sérvia, e envolveu jogadores, membros da comissão técnica e torcedores. O único punido foi justamente Rose, expulso por chutar uma bola em direção à arquibancada.

O atleta do Tottenham, atualmente emprestado ao Sunderland, disse que não conseguiu conter a raiva após o fim do jogo e foi rapidamente cercado por jogadores sérvios. O treinador da Inglaterra, Stuart Pearce, disse que os acontecimentos da partida foram uma “desgraça” para o futebol.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Letalidade policial é recorde no país; negros são 78% dos mortos

Mesmo com a pandemia de covid-19 restringindo a movimentação...

ONU admite que negros e sul-asiáticos foram alvos de racismo ao fugirem da Ucrânia

O alto comissário para os refugiados da Organização das Nações...

Jovens negros são impedidos de entrar em shopping em São Bernardo do Campo, na Grande SP

Três jovens negros foram impedidos de entrar no shopping...

As mensagens enviadas pela campanha de uma ONG para localizar racistas. Por Cidinha da Silva

campanha “Racismo virtual, as consequências são reais”, da ONG...

para lembrar

Mara Azevedo, Jornalista do A Tarde é alvo de racismo no YouTube

Conhecida por ter criado a personagem Tia Má, a...

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

Segurança pública e democracia são inseparáveis

Participei, no sábado (21), de um evento suprapartidário que...

Racismo afecta identificação com a dor física do outro

  Os cérebros das pessoas racistas praticamente não...
spot_imgspot_img

Movimento negro protocola pedido de convocação de Derrite e Tarcísio na Alesp

A Uneafro protocolou, nesta terça-feira (3), pedidos de convocação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para...

Tarcísio deveria ser responsabilizado por casos de violência da PM

As recentes notícias de violência policial em São Paulo evidenciam o descontrole da segurança pública no estado. Dados do Instituto Sou da Paz apontam...

O horror na PM paulista não são casos isolados

É preciso ir além do horror estomacal que qualquer ser humano privado de sociopatia sente ao ver policiais jogando um homem de uma ponte...
-+=