Lateral inglês quer Sérvia banida por racismo; ministro cobra Uefa

Os cânticos racistas que a torcida da Sérvia proferiu durante toda a duração da partida contra a Inglaterra na última terça-feira, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa Sub-21, causaram revolta no país britânico. Nesta quarta, o lateral esquerdo Danny Rose – um dos principais alvos das ofensas – afirmou que os sérvios deveriam ser banidos do futebol internacional.

De acordo com Rose, mesmo antes de o jogo começar, torcedores locais já o estavam chamando de macaco durante o aquecimento na cidade de Krusevac. Aos 15min do segundo tempo, o atleta disse que estava “tão nervoso que não conseguia se concentrar” na partida, que terminou com vitória por 1 a 0 e classificação inglesa.

O ministro do Esporte britânico, Hugh Robertson, apoiou o jogador e escreveu uma carta ao presidente da Uefa, Michel Platini, exigindo “punições pesadas”. Porém, no relato da partida publicado no site oficial da federação europeia, nenhuma menção foi feita aos abusos raciais vindos das arquibancadas. Normalmente, a Uefa apenas aplica multas às federações nacionais envolvidas com racismo.

Além das ofensas contra os atletas negros da Inglaterra, a partida foi manchada por uma confusão generalizada após o apito final. A briga começou quando Rose comemorou a classificação ostensivamente em frente à torcida sérvia, e envolveu jogadores, membros da comissão técnica e torcedores. O único punido foi justamente Rose, expulso por chutar uma bola em direção à arquibancada.

O atleta do Tottenham, atualmente emprestado ao Sunderland, disse que não conseguiu conter a raiva após o fim do jogo e foi rapidamente cercado por jogadores sérvios. O treinador da Inglaterra, Stuart Pearce, disse que os acontecimentos da partida foram uma “desgraça” para o futebol.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

14 de maio: o dia que nunca acabou

Neste 13 de maio relembramos uma data simbólica para...

Primeiro semestre 2013 da UFMT tem 10% de alunos negros nos cursos ‘top’

Apenas 59 negros estão matriculados nos 10 cursos mais...

Depois de briga com seguidores, Marcello Melo Jr apaga imagem polêmica

O ator e cantor Marcello Melo Jr reagiu mal...

Oficial PM acusado de lançar spray de pimenta em crianças no Morro do Bumba é promovido a major

O ex-capitão, atual major da PM Bruno Schorcht, transferido...

para lembrar

Soube pelo jornal que meu filho foi assassinado por ódio

{xtypo_quote}Falar de fora, sendo político é muito fácil....

Brigada Militar pede desculpa a estudantes africanos por ato de racismo em Porto Alegre

Policial desconfiou da procedência dos tênis usados por um...

Juventude negra, ciência e educação

Mesmo com os avanços já promovidos pela lei 12.711/2012, que nacionalizou...
spot_imgspot_img

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...

Criança não é mãe

Não há como escrever isto de forma branda: nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados considerou urgente discutir se a lei deve obrigar crianças vítimas de estupro à...
-+=