Érico Brás é retirado pela PF de avião após confusão e fala em ‘racismo’

Ator diz que comandante jogou bagagem da esposa em compartimento. Artista registrou queixa na Anac e afirma que irá processar companhia aérea

Por Juliana Almirante Do G1

O ator Érico Brás foi retirado pela Polícia Federal após confusão em um voo da companhia aérea Avianca na manhã desta quinta-feira (31), em Salvador, em um voo marcado para sair às 6h27 da capital baiana com destino ao Rio de Janeiro.

Segundo o artista, o funcionário agiu com grosseria ao jogar a bagagem da esposa do ator, Kenia Maria, no compartimento de cima da aeronave, após ter dito que a mala não poderia ser levada embaixo da poltrona da frente do casal. O ator afirma ainda que o comandante chamou a Polícia Federal para a aeronave e foi obrigado a sair.

O G1 procurou a assessoria da Avianca que afirmou que mantém a sua prioridade na segurança de voo, em respeito a todos os seus passageiros. A companhia disse que, no caso de Érico, a Polícia Federal foi acionada porque um grupo de clientes teria se recusado a seguir as orientações dos comissários sobre a acomodação das bagagens.

Érico Brás ter sido vítima de racismo. “Ele [comandante] pegou com grosseria a bagagem. Ele estava bastante irritado. Ele jogou e empurrou a bagagem contra as outras no compartimento. Ela [esposa] disse: ‘Tem que ter cuidado para não quebrar’. Eu disse: ‘Você está sendo mal educado, não vou aceitar isso’. Ele chamou uma pessoa da Avianca e eu disse que não ia descer. Ele [comandante] chamou a PF, que disse que eu tinha que descer”, narra Érico. O ator ainda conta que o voo já estava atrasado cerca de 20 minutos quando ele e a mulher se acomodavam na aeronave.

O ator acredita que a reação do comandante, cuja cor da pele é branca, foi motivada por racismo. “O tratamento é típico de racismo. Pelo fato de eles acharem que podem tratar as pessoas [negras] assim”, disse Érico. Depois de sair do avião, o ator prestou queixa na Agência Nacional de Aviação (Anac) contra a companhia área.

“Fiz uma queixa de descaso do comandante e vou entrar com ação na justiça por racismo”, afirmou. Érico diz que outras oito pessoas que estavam no voo também desceram em solidariedade a ele, após a confusão, e também prestaram depoimento na Anac.

Segundo a Anac, a queixa resgitrada pelo ator será analisada pela área técnica responsável da agência, que verificará se houve descumprimento das normas da aviação civil.

O ator relatou que, por conta da confusão em Salvador, se atrasou para uma gravação no Rio de Janeiro, marcada para às 10h desta quinta-feira. Segundo Érico Brás, ele, a esposa e os demais passageiros envolvidos conseguiram remarcar o voo, que deve sair da capital baiana às 10h.

+ sobre o tema

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Xô Racismo !

Fonte: Revista Viracão Por Paloma Klisys* O desejo de domínio, controle...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...

OAB/SP lança nota de repúdio

Fonte: Afropress S. Paulo - O presidente...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=