Lenda do soul e do R&B, Bobby Womack morre nos EUA

O cantor e compositor americano Bobby Womack, um das mais reconhecidas e longevas vozes do soul e do R&B dos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira nos Estados Unidos, confirmou sua gravadora, a XL Records. Ele tinha 70 anos. As causas da morte ainda não foram reveladas. Ele sofria de câncer colorretal e diabetes.

Nascido em Cleveland, Womack deu os primeiros passos na música junto de seus irmãos Cecil, Curtis, Harry e Friendly Jr, formando o quinteto gospel The Valentinos. Mas foi trabalhando com as grandes vozes da música soul americana como Sam Cooke, Sly Stone e Wilson Picket que Womack atingiu o estrelato na década de 60, com a cançãoIt’s All Over Now, que posteriormente se tornou famosa com os Rolling Stones e garantiu à banda inglesa seu primeiro grande hit.

Após a morte de Cooke, de quem era guitarrista e com quem manteve uma de suas mais prolíficas parcerias, Womack viveu, no entanto, um período de decadência musical. Acusado de oportunismo por tentar ganhar dinheiro às custas de Cooke, ele foi desprezado pela comunidade R&B.

Womack continuou como guitarrista de grandes artistas no final da década de 60, incluindo Ray Charles, Joe Tex, King Curtis e Aretha Franklin. No início da década de 70, ele começou a alçar seu primeiro voo solo com o álbum de estreia Communication, seguido por outros discos bem-sucedidos.

Em seu livro de memórias em 2007, Womack admitiu que o vício em cocaína quase lhe tirou a vida. Também contou que um de seus piores momento foi quando perdeu seu filho recém-nascido de maneira repentina em 1976.

Em 1994, sua carreira ganhou sobrevida com o lançamento do álbum Ressurrection, com participações de artistas como Ron Wood, Keith Richards, Rod Stewart e Stevie Wonder. Em 2009, Womack foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Sesc São Paulo apresenta Mostra de Cinemas Africanos em outubro

O Sesc São Paulo promove, de 1º a 10...

Comunidade quilombola Rio dos Macacos recebe ações de cidadania

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)...

“O corpo é a ferramenta visual da música”, diz a cantora sergipana Héloa

A musicalidade de Héloa vem do berço. Filha de...

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

para lembrar

A menina que fundou negócio aos 4 anos e, aos 13, é CEO de sucesso

As limonadas de Mikaila Ulmer estão em mais de...

ÀVUÀ: Bruna Black e Jota.pê unem suas influências para cantar sobre afeto

Poucos dias antes de entrarmos em isolamento devido à...

O TRÁFICO LINGUÍSTICO

  Régia Mabel da Silva Freitas   A...
spot_imgspot_img

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...
-+=