Lendas da África Moderna

Autoras: Heloisa Pires Lima
Rosa Maria Tavares Andrade
Ilustradora: Denise Nascimento

Lendas da África Moderna
Lendas da África Moderna

72 páginas – Apresentação: 21 x 28
isbn – 978-85-99306-50-5 – preço: R$ 39,50

As lendas nascem. Não se sabe ao certo se de ouvido a ouvido ou de boca a boca. Para que elas cresçam, basta alguém relatar um episódio heroico ou descrever um ser fora do comum. Da mesma forma, alguns feitos extraordinários que chegaram como notícias da moderna África logo se tornaram lenda no Brasil.

Este livro apresenta lendas da África moderna que permitem ao leitor viajar e conhecer as belas histórias, cuja inspiração vem de Nelson Mandela, Wangari Maathai, a arte e os griôs do noroeste africano:

– Madiba: a lenda viva! enfrenta a fera de pelo branco devoradora de gente de pele negra. Por isso ele se tornou quem se tornou.
– A visionária menina Kikuiu reúne meninas para plantar milhões de árvores nativas e o suor, pelo esforço, fertiliza o solo do Quênia.
– O brinco de ouro moldado com a arte em ouro axanti, sempre perdido para ser encontrado e realizar ideias dependuradas na mente.
– A língua do griô extraordinário que faz os personagens saírem de sua boca vivos e caminhantes nos cenários das histórias que ele também faz surgir.

Quem fez o livro

Heloisa nasceu Pires Lima numa família de gaúchos há mais de meio século. Ainda criança, atravessou as coxilhas para viver em São Paulo onde se tornou doutora em Antropologia Social. Foi em 1995 que escreveu seu primeiro livro infantil. Tudo o que queria era criar uma biblioteca para o filho Gabriel. Mas seus caminhos sempre lhe trouxeram leitores com quem troca ideias sobre novos livros. Às vezes, as parcerias viram páginas como estas, divididas com a educadora Rosa Andrade, especialista em decifrar a magia das histórias criadas pelos ventos.

Quando pequena, Rosa Maria Tavares Andrade era chamada de Rainha de Sabá. Aí surgiu o interesse por fatos que rondam as rainhas negras. Bióloga, professora de citologia e genética, essa escolha conduziu, necessariamente, a uma reflexão, à receita da vida – o DNA. Explorar com os jovens estudantes esse mesclado de genes e cores de gente faz parte da sua atuação como educadora. E ocorreu assim: o estímulo da escritora Heloisa Pires Lima a fez buscar, no âmago das células, verdades que se transformaram em lendas bem modernas.

Denise Nascimento é designer, graduada pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG. Radicada na capital mineira há alguns anos, vem iluminando a escrita de diversos autores de literatura infantojuvenil. Seu trabalho faz parte dos catálogos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, organizados para as Feiras do Livro de Bolonha de 2007 e 2009, assim como do catálogo Patrimônio e Leitura, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 2007. Nesse mesmo ano, participou da Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia.

 

+ sobre o tema

Mãe Stella: Atire a primeira pedra…

...aquele que não fala da vida alheia. Esse é...

Não É Pela Moral, É Pela Política E Com A Esquerda Preta!

Professores, pesquisadores e militantes do movimento negro se reuniram...

Em São Paulo, Beyoncé diz que fez o maior show da sua carreira

A cantora americana Beyoncé cantou para mais de 60...

para lembrar

Lewis Hamilton cita Ayrton Senna em seu discurso da vitória na fábrica da McLaren

O inglês Lewis Hamilton, campeão mundial de Fórmula 1,...

Coalizão Negra Por Direitos consolida apoio em Berlim

A Coalizão Negra Por Direitos, representada por Douglas Belchior,...

Tribunal do Congo condena 9 soldados por estupro em massa

Soldados acusados de estupros em massa enfrentam julgamento em...

Avanços e ambiguidades do pós-colonialismo no limiar do século 21

O estatuto dos Estudos Pós-coloniais Por Thomas Bonnici, do UEFS O campo...
spot_imgspot_img

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...
-+=