Antes de Pelé, Dondinho é que era o ídolo em Três Corações (MG)

Por Adilson Barros

Façanhas do pai do Rei do Futebol, astro da equipe local, são lembradas com saudade e orgulho na pequena cidade mineira


Três Corações, cidade de 80 mil habitantes no sul de Minas Gerais, se orgulha de ser a terra natal de Pelé. No entanto, para uma geração mais idosa do que Rei do Futebol, o verdadeiro craque da cidade é outro: João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho e pai de Edson Arantes do Nascimento. Entre os anos 30 e 40, João era o principal jogador do Atlético de Três Corações e ídolo na cidade.

– Era um craque. Centroavante que não ficava apenas preso dentro da área. Sabia jogar pelo chão, além de ser um grande cabeceador. Uma vez, quando o Atlético conquistou um título, Dondinho foi carregado pela cidade – conta Victor Cunha, ex-presidente do Atlético e historiador de Três Corações.

Dondinho nasceu em Campos Gerais (MG), em 1917, e chegou a Três Corações em meados da década de 30 para servir ao Exército. Sempre teve talento para jogar futebol e logo começou a jogar no time local. Na cidade, conheceu Maria Celeste, com quem se casou e teve três filhos. Edson (Pelé), Jair (Zoca) e Maria Lúcia. Em 1940, ano que Pelé nasceu, as boas atuações de Dondinho chamaram a atenção do Atlético-MG. Seria a chance de mostrar serviço na capital, num time de ponta. No entanto, em sua estreia, num amistoso contra o São Cristóvão-RJ, sofreu lesão no joelho. Não conseguiu mais ter chances e acabou voltando para Três Corações.

– É uma pena que ele não tenha dado sorte. Se machucou e não pôde seguir. Era jogador para Seleção Brasileira – comenta Victor Cunha, de 81 anos, que conheceu muito bem a família de Pelé.

Ele conta que Três Corações só descobriu que o filho de Dondinho era jogador de futebol na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Aos 17 anos, Pelé, que já era estrela no Santos, encantou o mundo e foi fundamental na conquista brasileira.

– Quando deixou a nossa cidade, Pelé não tinha nem três anos. São Lourenço (cidade mineira) estava formando um time forte e levou Dondinho. Depois, eles foram para Bauru. Não tivemos mais notícias. Ele jogava no Santos e tudo mais, só que naquele tempo não havia comunicação. Quando o Brasil iria estrear na Copa, meu pai me pediu para tentar sintonizar alguma rádio para ouvir o jogo. Falou que o filho do Dondinho iria jogar. Nem lembro como foi que ele descobriu. A gente nem sabia que ele se chamava Pelé. Quando saiu daqui, era o Dico.

Victor conta que pai e filho tinham características semelhantes.

pele_cidade1_rib62

– Pelé herdou muita coisa de Dondinho. Principalmente o cabeceio. Houve um jogo contra o Ribeirão Vermelho em que ele fez cinco gols de cabeça. Eu estava lá e vi. Foi impressionante.

Já famoso, nos anos 60, Pelé passou por Três Corações. Foi quando Victor Cunha pôde conhecê-lo de verdade. A Seleção Brasileira se preparava para a disputa da Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, no interior de Minas Gerais. Na ocasião, a cidade resolveu homenagear o filho ilustre, dando à rua 13, onde ele nasceu, o nome Edson Arantes do Nascimento.

– Pelé já era muito famoso, mas se mostrou bastante humilde, conversou com todo mundo, deu autógrafos. É uma pessoa maravilhosa. Ele merece tudo o que conquistou. Dondinho também. Ele não conseguiu dar sequência à carreira, mas ficou muito feliz por ver o filho vencer como venceu – conclui.

Dondinho morreu em Santos, no dia 16 de novembro de 1996. Tinha 79 anos.

 

 

Fonte: GloboEsporte

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

Serena Williams vence em Brisbane, mas torce o tornozelo esquerdo e abandona o torneio

A americana Serena Williams, que fazia estragos no WTA...

Nneka – Cantora nigeriana em uma viagem de reggae, rap, jazz, funk, trip hop, soul

Cantora nigeriana radicada na Alemanha lança segundo disco, "No...

Pelé atinge marca de 100 mil seguidores em apenas quatro horas no Twitter

Pouco mais de quatro horas depois de inaugurar sua...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=