Levante de Soweto: no dia 16 de junho de 1976, dez mil estudantes tomam as ruas

Após violenta repressão da polícia, protesto contra apartheid terminou com 23 mortos. Manifestações continuaram e, no fim do ano, eram 360 mortes, chegando a mil em 1977

no Globo

Hector Pieterson, Soweto, 1976 – Sam Nzima

Um protesto de dez mil estudantes de Soweto – o grande gueto negro a 16km de Johannesburgo, na África do Sul – contra a política racista do governo, no dia 16 de junho de 1976, provocou a maior onda de violência no país desde o massacre de Sharpeville, em 1960, quando 69 negros foram mortos pela polícia. Crianças e jovens que reclamavam por escolas melhores para negros no país se dirigiam em passeata a um estádio, cantando pacificamente, acompanhados de perto pela polícia. Um policial atirou uma bomba de gás lacrimogêneo, outro achou que eram os garotos que tinham dado um tiro, e todos começaram a disparar contra a multidão. O primeiro a cair morto foi Hector Pieterson, de 12 anos. Pelo menos 23 pessoas morreram no primeiro dia do Levante de Soweto, duas delas brancas, favoráveis à integração racial.

Por três dias, em várias partes do país, houve tumultos, incêndios e saques, provocando cem mortos e mais de mil feridos. A maior parte, evidentemente, era de negros, que enfrentavam só com paus e pedras soldados em veículos blindados, com lança-bombas de gás, cães policiais e helicópteros. Contidas num primeiro momento, as manifestações continuaram estourando. No fim do ano eram 360 mortos e mais de mil no final de 1977.

O governo gostava de mostrar Soweto como atração turística – visitada todo ano por 15 mil brancos – com 256 escolas, um hospital com três mil leitos, 55 mil carros, advogados, médicos, comerciantes e até cinco milionários, mas escondia a falta de saneamento, eletricidade e água corrente para a maior parte dos mais de 700 mil negros que lá viviam, na maioria da tribo dos zulus.

Além disso, os serviços médicos, colégios e livros escolares eram pagos, ao contrário do que acontecia nas cidades brancas. Para piorar a insatisfação, o africâner – dialeto holandês que os negros ligavam aos seus tradicionais opressores – fora adotado nas escolas. O estopim da revolta dos jovens, de 10 a 20 anos, foi justamente a intenção do governo separatista de forçar o aprendizado do africâner nas escolas, em lugar do inglês, que os sul-africanos de outras nove etnias usavam para se comunicar entre si.

Soweto era o símbolo da segregação racial no país, iniciada como política oficial em 1948. Tratava-se de uma cidade-dormitório de Johannesburgo apenas para os negros que trabalhavam nas minas de ouro, nas fábricas e nas residências dos brancos na área metropolitana.

A população negra da África do Sul, mais de 70% dos habitantes, não mais se conformava em ser tratada como estrangeira em sua própria terra. Iniciava-se com o levante a contagem regressiva para o fim do apartheid. E a data 16 de junho passou a se chamar o Dia da Juventude, marcando o começo de uma série de manifestações que se prolongariam por 18 anos. Os protestos culminaram com a queda do regime segregacionista depois das eleições multirraciais e democráticas em 1994, vencidas pelo Congresso Nacional Africano, comandado pelo líder Nelson Mandela.

+ sobre o tema

13 de maio: Comemorar o que?

O Brasil, ultimo país a abolir a escravidão nas...

Navio negreiro trouxe malária para a América do Sul

Uma equipe de cientistas descobriu que o mais comum...

Série “Negros da Contracosta” mostra a beleza de Moçambique

Durante quase 400 anos, a ilha foi a capital...

‘Amistad’: O navio negreiro, porão do liberalismo

Flávio Ricardo Vassoler* O Amistad O navio negreiro singra através do Atlântico....

para lembrar

A brasileira África dos escravos retornados

Alguns países da África Ocidental, como Gana, Togo, Benin...

Único escravo no Brasil a publicar autobiografia ganha site de memórias

Mahommah Gardo Baquaqua nasceu no século XIX onde hoje...

Mães escravas, mães “de cor”*

As mães escravas, na sua grande maioria amantes passageiras,...

Cais do Valongo é candidato a Patrimônio da Humanidade

Local já foi porta de entrada de africanos escravizados...
spot_imgspot_img

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...
-+=