Lewandowski assina parceria com Comissão Interamericana de Direitos Humanos

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, receberá delegação de comissários encabeçada pela presidente e pelo secretário-geral da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) nessa terça-feira (10/2) para assinar uma carta de intenções com a entidade. O documento detalha três frentes de capacitação e de desenvolvimento do Judiciário nacional na área de direitos humanos, e é a primeira etapa para futuro acordo de cooperação após negociações complementares entre as partes.

No Conjur

Um dos pontos prevê a promoção de cursos de formação e de capacitação de juízes e de funcionários dos tribunais. O documento informa que as qualificações em direitos humanos serão oferecidas no âmbito das escolas da magistratura, por meio de congressos, seminários, colóquios, simpósios, conferências, fóruns e outras atividades jurídicas e de difusão.

A carta também estipula criação de bibliografia eletrônica no site do Conselho Nacional de Justiça para reunir textos, publicações ou qualquer material jurídico de interesse na área de direitos humanos, com tradução em português. Além disso, haverá espaço para jurisprudência da CIDH e outras informações relevantes para a prática jurídica.

O terceiro ponto da carta prevê a publicação de livro com os textos dos tratados internacionais que compõem o sistema internacional de proteção aos direitos humanos. O documento que será firmado ainda permite a ampliação do objeto de acordo entre o CNJ e a CIDH, desde que se mantenha o propósito de difusão de assuntos relacionados.

A declaração de intenções confirma e concretiza a pauta de assuntos entabulada durante visitas de trabalho feitas por representantes de ambos os órgãos nos últimos meses. Ela será assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, pelo secretário executivo da CIDH, Emilio Álvarez Icaza, e pela presidente da CIDH, Tracy Robinson.

Criada em 1959 no âmbito da Organização dos Estados Americanos, a CIDH é responsável pela promoção e pela proteção dos direitos humanos no Sistema Interamericano. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

 

Leia Também:

Lewandowski: “nenhum magistrado é Deus”

Cotas raciais: Na integra o voto do relator Ministro Lewandowski

Ministro Lewandowski elogia o nível do debate sobre reserva de vagas em universidades públicas

+ sobre o tema

Ativistas estrangeiros consideram Marco Civil da internet exemplo mundial

A aprovação pelo Brasil do Marco Civil da internet...

Ministério da Saúde começa distribuição de teste oral de HIV

Resultado sai em 30 minutos; governo estima que 150...

Coronavírus: Letalidade entre negros é maior

Na sexta-feira (10), o Ministério da Saúde revelou novos...

para lembrar

‘Fugi do hospital e viajei 30 quilômetros para ter parto normal’

Três mulheres que não queriam se submeter à cesárea...

Hánaiti Ho’ Únevo Têrenoe: Grande Assembleia do Povo Terena, de 7 a 10 de maio

  Hánaiti Ho’ Únevo Têrenoe,  a Grande Assembleia do...

Pronatec ganha nova modalidade: Direitos Humanos

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego...

Mulheres e negros ocupam só 1 a cada 10 vagas de CEOs no Brasil, mostra pesquisa

O alto comando das empresas brasileiras ainda tem baixa...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=