Ministro Lewandowski elogia o nível do debate sobre reserva de vagas em universidades públicas

 

Após encerrar o primeiro dia da audiência pública que discute a o sistema de cotas raciais em universidades públicas, o ministro Ricardo Lewandowski concedeu entrevista coletiva e afirmou ter ficado “extremamente bem impressionado com o alto nível e a qualidade dos debates”.

Em sua opinião, tanto os expositores que falaram a favor quanto os que falaram contra as cotas apresentaram intervenções “substantivas” que vão contribuir muito para que os ministros desta Corte façam um juízo mais abalizado pela ocasião do julgamento da ação.

Além da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, ajuizada pelo Democratas (DEM) será julgado em conjunto o Recurso Extraordinário (RE 597285), interposto por um estudante do Rio Grande do Sul que se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O ministro Lewandowski explicou que o RE teve repercussão geral reconhecida e, com isso, deixou de interessar apenas ao estudante e se tornou de interesse nacional. Como os dois processos discutem a possibilidade ou não, do ponto de vista constitucional, da reserva de vagas nas universidades públicas a partir do critério de minoria ambos tem o mesmo princípio e por isso serão julgados em conjunto.

“Temos que primeiramente examinar se é possível do ponto de vista constitucional estabelecer critério que privilegie um grupo que historicamente não tem tido acesso às universidades, seja por razões econômicas, raciais, deficiência física ou outra”, disse o ministro.

Ele afirmou ainda que não há previsão para o julgamento, mas, considerando o interesse da sociedade em torno do tema, reunirá esforços no sentido de que seja julgado o mais rápido possível.

“Farei esforços para que esse tema venha a ser julgado por esse plenário ainda este ano”, disse.

Fonte: STF

+ sobre o tema

Polícia Militar: Segurança Pública é um direito do cidadão de Sérgio Martins

A segurança pública é um dever constitucional do Estado,...

Antes do Pan, ginástica garante que caso de racismo está superado: ‘fatalidade’

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o ginasta Arthur Nory...

Por que precisamos de escritoras e escritores negros?

Ou porque precisamos reconhecer institucionalmente mais escritoras e escritores...

para lembrar

“Meu maior medo é que meu filho se transforme em outro Freddie Gray”

EL PAÍS conversa com Toya Graham, a mãe coragem...

Quatro argumentos utilizados pelos racistas para justificar seu preconceito

“O conceito de beleza é pessoal” e “não se...

EBC lança programa de equidade de gênero e raça

Show da cantora brasiliense Ellen Oléria durante lançamento da...
spot_imgspot_img

Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Pessoas pretas e pardas residem menos em endereços com características adequadas de infraestrutura urbana, quando comparadas à população branca. Esse retrato da desigualdade étnico-racial no...

E mulheres trans não são pessoas?

No mesmo dia, os EUA e o Reino Unido —dois países ocidentais que se colocam como bastiões da liberdade, muito embora até ontem metade...

Post da PM mostra policiais com braço erguido em frente a cruz em chamas

Um perfil do 9º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de São José do Rio Preto, publicou no Instagram um vídeo em que...
-+=