Líderes Religiosos africanos resolvem participar na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Líderes religiosos africanos concordaram em envolver as suas respectivas comunidades na criação de uma Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, um mecanismo colectivo para assegurar a plena implementação das metas. Os Líderes religiosos chegaram a esta posição durante uma Cimeira de Líderes Religiosos africanos de dois dias sobre a Agenda de Desenvolvimento pós-2015, que teve lugar em Kampala, Uganda, de 1 a 2 de Julho de 2014.

A Cimeira – a primeira para Líderes inter-religiosos em África – foi aberta oficialmente pelo presidente da Uganda, Yoweri Museveni Kaguta. Os participantes da Cimeira incluíam mais de 200 líderes religiosos de toda a África – Bispos, Grande-Muftis, líderes da comunidade Baha’i, Igrejas pentecostais e outras religiões em África – que debateram sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda do Desenvolvimento pós-2015. O tema da Cimeira foi: Promover o empenho das Comunidades religiosas na Agenda do Desenvolvimento Pós-2015, no contexto de uma África ascendente.No seu discurso, o presidente Museveni fez apelo por mais amor e tolerância entre as religiões. A propósito dos conflitos em África, Museveni disse que eles são causados ​​principalmente pela falta da observação dos ensinamentos religiosos. Os Africanos, acrescentou, devem trabalhar muito e parar de depender de ajudas, pois o continente precisa de um comércio justo e não de ajudas.

A Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf elogiou os Líderes Religiosos africanos por ter organizado a Cimeira para enfrentar os desafios de desenvolvimento que militam contra o continenteDurante o encontro, os Líderes religiosos comprometeram-se, entre outras coisas, a fazer mais para promover a paz e a reconciliação em países e comunidades que enfrentam actualmente violência; a promover o diálogo inter-religioso e a cooperação como meio de erradicar a radicalização da religião por elementos nas comunidades religiosas; a defender a criação de mecanismos que garantam que as mulheres, crianças, jovens, pessoas com deficiências e pessoas que vivem com HIV/SIDA sejam parte integrante dos esforços destinados a encontrar soluções para os desafios de desenvolvimento da África; e a promover África como continente rico de recursos em oposição à sua pobreza e miséria.

Uma coisa clara é que o mundo está começando a entender que as instituições baseadas na fé em África têm uma longa história de acção para o desenvolvimento e muitas vezes oferecem uma multiplicidade de serviços a indivíduos e comunidades arruinadas pela pobreza, conflito, desastres humanitários e naturais. Os oitos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento são; erradicação da pobreza, alcance da Educação Primária Universal, promoção da igualdade do género e empoderamento das mulheres, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate ao HIV/SIDA, a malária e outras doenças, garantindo a sustentabilidade ambiental e desenvolvendo uma parceria global para o desenvolvimento.

A Cimeira era coordenada por uma Comissão especial, presidida pelo Ver. Nicta Labaale, secretário-geral da Organização das Igrejas Africanas Instituídas (OAIC). Outros membros da Comissão incluíam: o Rev Fred Nyabera da Fundação Aligato; o Dr. Shoo Arthur do Conselho Africano de Todas as Igrejas (AACC); o Sr. Firmin Adjahossou do Departamento para a Boa Governação do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM); o Sheikh Ssali Ebraheem da UMCCESA e o Sr. Kitakule Joshua, Secretário-geral do Conselho Inter-Religioso da Uganda (IRCU).SECAM estava representado na Cimeira pelo seu primeiro vice-presidente, Dom Gabriel Justice Anokye, Arcebispo de Kumasi, no Gana; o Pe.. Samuel Paquete, Segundo Vice-Secretário-Geral do SECAM; os Srs. Firmin Adjahossou e Paul Muchena, responsáveis de Programas do Secretariado do SECAM, em Accra, Ghana.

Fonte:News.Va

 

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=