Lily Allen se defende quanto a acusação de racismo em clipe de Hard Out Here

O novo clipe de Lily Allen, Hard Out Here, lançado nesta terça (12) faz uma crítica ácida e irônica quanto a objetificação da mulher no mundo pop. Contudo, houve quem enxergasse racismo por parte da cantora no vídeo por conta de todas as dançarinas dele serem negras.

Lily se defendeu de tais acusações no twitter, em que colocou uma lista de motivos pelos quais ela considera que as críticas não tem fundamento.

Leia a tradução:

“Privilégio, superioridade e equívacos

1. Se alguém pensou por um segundo que eu pedi raças específicas para o vídeo, ele está errado.

2. Se alguém acha que depois de as garotas fazerem a audição elas seriam dispensadas por causa da cor da pele delas, ele está errado.

3. A mensagem é clara. Ainda que eu não quisesse ofender ninguém, eu me esforcei para provocar pensamentos e conversas. O vídeo pretendia ser uma sátira alegre que lida com a objetificação da mulher na cultura pop moderna. Não tinha absolutamente nada a ver com raça.

4. Se eu pudesse dançar como aquelas moças podem, seria o meu traseiro nas telas de vocês. Na verdade, eu ensaiei por duas semanas para tentar aperfeiçoar o meu twerk, mas eu falhei miseravelmente. Se eu tivesse um pouco mais de coragem, eu teria usado biquíni também, mas eu não tenho e tenho celulite crônica, o que ninguém quer ver. O que eu estou tentando dizer é que eu estar vestida não tem nada a ver com eu tentando me desassociar das meninas, tem mais a ver com as minhas próprias inseguranças e eu apenas quria me sentir o mais confortável possível no dia das gravações.

5. Eu não vou me desculpar porque eu acho que isso implicaria eu ser culpada de algo, mas eu te prometo isto, de nenhuma maneira eu me sinto superior a ninguém, exceto pedófilos, estupradores assassinos e etc., e eu não ficaria apenas surpresa mas profundamente triste se eu soubesse que qualquer um terminou de ver o vídeo se sentido aproveito ou comprometido de alguma maneira.”

Veja o clipe de Hard Out Here:

Fonte: Virgula

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

para lembrar

Quando ser negra vai além de uma questão de pele…

Por Lorena Morais   O racismo me calou...

Cartilha de combate ao racismo será lançada na quinta (26)

Publicação trata sobre o racismo no futebol, traz artigos...

ONIR ARAÚJO: “O RACISMO É UMA IDEOLOGIA DE DOMINAÇÃO”

  por Caren Rhoden, Tiago Miotto, O reconhecimento constitucional do...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=