Lista de organizações selecionadas para participar do FSM2016 Montreal

Ontem (09/06), o coletivo brasileiro rumo ao FSM2016 se reuniu para selecionar as/os 20 organizações que mais cumpriam critérios estabelecidos para serem contempladas/os com passagem aérea para participar do FSM2016 do dia 9 a 14 de agosto de 2016. Ao todo foram 72 inscrições. Tendo em vista a dificuldade em obter o visto canadense e as eventuais desistências, optou-se por formar uma lista de espera que será acionada caso algum/a selecionada/o não possa viajar.

Enviado para o Portal Geledés 

Como especificado no edital, os critérios utilizados foram: envolvimento e participação no processo do FSM, poder arcar com os custos de estadia, uma pessoa por organização, ter inscrito no FSM2016 atividade autogestionada, ser entidade/rede de atuação nacional (com presença em mais de um estado), representar a diversidade humana (PCD, raça, gênero, geração, região), diversidade de tema de atuação, ser membro do CI.

Lista de selecionados

 

Articulação De Mulheres Brasileiras – AMB
Associação Brasileira de ONG – Abong
Associação Certificadora de Áreas, Defesa do Meio Ambiente e de Produtores de Alimentos Orgânicos do Estado da Bahia – ACPO/ Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Similares – ABAM
Central Única dos trabalhadores – CUT
Ciranda
Comitê Estadual Amazonas
Confederação Nacional das Associações De Moradores – CONAM
Conselho Latino Americano de Ciências Sociais – Clacso/Flacso
Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN
Federação Única dos Petroleiros – FUP/Projeto MOVA
Geledés
Instituto Imersão Latina – IMEL
Instituto Parrhesia Erga Omnes
Instituto Paulo Freire – IPF
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Marcha Mundial de Mulheres
Mídia Ninja
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Rede Amazônia Negra/Oorun Obinrin – Coletivo de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins
União Brasileira de Mulheres – UBM

Lista de espera

1. Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB
2. Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop
3. FACES do BRASIL – Plataforma Nacional de Comércio Ético, Justo e Solidário
4. Centro de Promoção Social Noir Medeiros de Souza – CPS NOIR
5. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
6. Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM
7. Fórum Baiano de Economia Solidária
8. Instituto Braços

Leia atentamente as instruções:

– Nos próximos dias o coletivo brasileiro rumo ao FSM2016 entrará em contato com a organização para definir os procedimentos de emissão das passagens. A/o participante selecionada/o terá até o dia 20/6 para enviar a confirmação de ter dado entrada na solicitação de visto do Canadá, assim como a confirmação de que dispõe de recursos para arcar com a estadia no FSM2016 para o email [email protected] ou pelo telefone 11 3237-2122 (falar com Maira/Otávio). Caso essa confirmação não ocorra, a/o selecionada/o será excluída/o da seleção e as/os candidatas/os em lista de espera, em ordem de prioridade estabelecida de acordo com a numeração, serão contempladas/os com a passagem.

– Se houve mais de um inscrito por organização, o coletivo brasileiro rumo ao FSM2016 entrará em contato com a organização nos próximos dias para informar a/o candidata/o selecionada/o de acordo com os critérios do edital.

Estar presente na lista de espera não significa que a/o inscrita/o será contemplada/o com a passagem. A passagem só estará disponível aos candidatos/as em lista de espera, em ordem de prioridade estabelecida de acordo com a numeração, conforme haja desistência de algum/a das/os 20 selecionadas/os.

– O coletivo brasileiro rumo ao FSM2016 se responsabiliza pela emissão de passagens aéreas internacionais até Montreal, pelos trechos nacionais desde as capitais dos estados até São Paulo (de onde sai o voo para Montreal), pelas taxas de embarque e pelo seguro viagem das/os 20 selecionadas/os. As passagens aéreas só serão emitidas com o visto em mãos.

– O custo de estadia (transporte, hospedagem e alimentação) por 7 dias no Canadá é estimado em R$4.000,00, fora os custos do visto. O coletivo brasileiro rumo ao FSM2016 se responsabiliza apenas pela emissão de passagens aéreas, sendo os outros custos de viagem responsabilidade da/o participante.

– Para ter a passagem emitida é imprescindível ter o visto em mãos. O coletivo brasileiro rumo ao FSM2016 não se responsabiliza pelas taxas de obtenção do visto canadense. O procedimento de obtenção de visto é bastante ardiloso e requer que a/o participante inicie imediatamente o procedimento. Fizemos um roteiro, que segue abaixo, fornecendo orientações para a aplicação do pedido de visto. Estamos à disposição para auxiliar nesse procedimento.

– Para possibilitar a obtenção do visto, é necessário solicitar frente à organização do FSM2016 a carta convite, preenchendo o formulário que se encontra neste link e o enviando para o email:[email protected]. Eles pedem 20 dias, portanto, é necessário requisitar a carta-convite o mais breve possível dando ênfase à urgência de receber prontamente a carta-convite para possibilitar a emissão do visto canadense.

– Para obter mais informações sobre o processo seletivo, escreva para [email protected] ou ligue para 11 3237-2122.

Atenciosamente,

Coletivo brasileiro rumo ao FSM2016
_____________________________________________________________________________

GUIA AO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE VISTO PARA ENTRADA AO CANADÁ
FSM2016
 
O site do governo canadense que oferece informações sobre a obtenção de um visto (http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/visa.asp) está apenas em inglês e francês. Abaixo juntamos as informações necessárias em português para ajudar no processo. Recomendamos que leiam todas as informações e preencham os formulários com cuidado para enviar o pedido de visto o quanto antes.

Os participantes do Fórum Social Mundial são admissíveis para o Canadá a título de residente temporário (visitantes). Portanto o pedido é um de um TRV – Temporary Resident Visa (ou Visitor Visa), que é um visto de turismo.

SOLICITAÇÃO ONLINE

Segue o link de um blog de ajuda para obtenção do visto, em português, online, do começo ao fim do processo. Este blog detalha os documentos que devem ser preenchidos, os documentos que devem ser enviados, e as formas de envio ou pagamento.

Blog de ajuda passo a passo: https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/


A entrega dos documentos deve ser feita em um Visa Application Center, centros oficiais de processamento de visto para o Canadá, que se encontram em São Paulo, Brasília, e Rio de Janeiro:

http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/contact_us.html#1


Esses centros também possuem informações sobre o processo e podem ajudar com esclarecimento e mesmo preenchimento de formulários. Devido às dificuldades enfrentadas na aplicação online, ainda que possível, orientamos a contratação desses centros oficiais. Quem reside nos demais estados que não possuem centros oficiais terá que enviar o passaporte por correio, opção que também é possível aos que residem nas cidades que possuem esses centros. Se precisar de mais acompanhamento no processo, é possível contratar alguns serviços adicionais no Visa Application Center, que estão especificados abaixo, no item “AGÊNCIA”.

A Taxa de Serviço de Processamento de solicitação por pessoa é de R$90,46 incluindo impostos.

Obs.1: [Observe ao final do guia do blog a observação sobre pagamento]

Obs.2: [O blog não traduz os formulários que devem ser preenchidos. Para qualquer dificuldade com os formulários, use a ajuda abaixo “PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO”]

Obs.3: [O pagamento do serviço online deve ser feito por cartão de crédito Visa, Mastercard ou American Express.]

Obs.4: [Enquanto brasileiro, não é preciso apresentar dados biométricos.]

PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO

São 3 os formulários obrigatórios para preenchimento.

“APPLICATION FOR VISITOR VISA (TEMPORARY RESIDENT VISA)” [IMM5257] – Pedido de visto de residente temporário.

Link (formulário em inglês): http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5257E.pdf

Para preencher, siga as instruções no guia oficial do FSM2016 das páginas 6 a 12:

https://fsm2016.org/wp-content/uploads/2015/11/POR-guide-visa-FSM2016-Mars.pdf

“FAMILY INFORMATION” [IMM5645] – Informações sobre a família

Link (formulário em inglês): http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/imm5645e.pdf

Este formulário pede informação sobre cônjuge (Spouse or common-law partner), pai (father), mãe (mother).

Nas “Sections” “B” e “C”, o formulário pede que preencham os nomes de todos os filhos/as e irmãos/ãs do autor do pedido, assinalando sua “Relationship” (relação de parentesco) com a pessoa, “Date of Birth Y/M/D” (Data de Nascimento em ordem de A/M/D), “Marital Status” (Estado Civil), “Present Address” (endereço atual, se falecido, prover cidade e país), “Present Occupation” (Ocupação atual), e se for acompanhar o autor do pedido para o Canadá (Yes/No).

Assine a “Note 1” se não tiver um cônjuge e a “Note 2” se não tiver filhos, biológicos ou adotados.

“DOCUMENT CHECKLIST” – Lista de Documentos necessários

Link (formulário em inglês) http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5484E.pdf

Marque com um check os documentos que estiverem preenchidos e forem providenciados. Nestes documentos, na parte de “Forms List”, apenas os dois primeiros precisam ser marcados, os outros três são para casos específicos de união civil, solicitação via terceiros, e autorização de uso de informações pessoais por outro.


AGÊNCIA

Se quiser simplificar o processo de preenchimento e envio dos documentos necessários para a obtenção de um visto, pode contratar a VAC VFS Global, a agência oficial para obtenção de visto para o Canadá, que oferece diferentes tipos de serviços de ajuda para o processo.

Acesso o link: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/

Os serviços adicionais e seus preços: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/Service_and_Service_Charge.html

ENTREGAR PRESENCIALMENTE

O guia acima oferece instruções para fazer a solicitação online. Se quiserem entregar os documentos para solicitação pessoalmente, deverão fazê-lo em um Visa Application Center; http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/contact_us.html#1

De qualquer forma, deverão preencher os mesmos formulários.

O pagamento neste caso deverá ser depositado em um banco HSBC, na conta do Consulado Geral do Canadá no Brasil:

Agência: 1888
Conta: 00116-05

Não serão aceitos pagamentos por caixas eletrônicos ou por transferência bancária via internet, neste caso.

CONTATO ABONG

Para qualquer ajuda adicional, não hesite em solicitá-la mandando e-mail para:

Otávio Igreja – [email protected].br
Maíra Vannuchi – [email protected]
Ou ligando para o escritório da Abong no: +55 11 3237-2122

+ sobre o tema

Feliciano reabrirá ao público sessões de comissão, diz líder do PSC

  Pressionado pela cúpula da Câmara e pelo próprio partido,...

Manifestantes em prol dos direitos humanos fazem protesto em Cuiabá

Membros de institutos, ONGs e estudantes fizeram protesto na...

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda...

para lembrar

Índios proibidos de comer na escola

Vários casos de racismo e intolerância envolvendo alunos...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...

Professora da PUC aceita convite para Direitos Humanos de Temer

Procuradora e professora de direito constitucional e direitos humanos...

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=