Lúcia Garcia: “Não basta para o negro ampliar sua escolaridade”

por Luiz Carlos Azenha

O Brasil precisa de uma ampla campanha de valorização cultural do trabalho dos negros, se quiser superar as disparidades salariais entre negros e não negros observadas na mais recente pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.

A avaliação é de Lúcia dos Santos Garcia, que comandou a equipe de cerca de 500 pesquisadores que, durante o ano de 2013, ouviu mais de 600 mil trabalhadores nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal, na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese. Um recorte da pesquisa, analisando a situação dos negros no mercado do trabalho, será divulgado nesta terça-feira.

A pesquisa constatou que os negros (e pardos) recebem bem menos por hora trabalhada que os brancos independentemente da escolaridade. Sim, você ouviu bem: INDEPENDENTEMENTE da escolaridade. Em média, a hora trabalhada do negro/pardo vale 63,8% da hora trabalhada do branco.

Os pardos, assim definidos a partir da observação dos pesquisadores (em menor escala, por autodeclaração), foram agregados aos negros por serem tão vítimas de preconceito/discriminação quanto.

Mas, de onde vem a diferença?

Segundo os dados levantados pela pesquisa, do fato de que negros e pardos ocupam majoritariamente os postos de trabalho na base da estrutura produtiva, empregos que exigem, segundo Lúcia, “menor potencialidade cognitiva, baixa intensidade de conhecimento, são mais difíceis, perigosos e repetitivos, exigem força física e pouca decisão ou criatividade”.

Exemplos?

Analisem os quadros abaixo:

Captura-de-Tela-2013-11-12-às-22.24.25-e1384302398496

Captura-de-Tela-2013-11-12-às-22.25.05-e1384302439327

Lúcia dos Santos Garcia trabalha na PED desde 1994.

A partir dos dados que coletou nos últimos anos, constatou que a escolaridade aumenta, com certeza, a renda do negro, mas não diminui a desigualdade com os brancos.

Por que?

Ela acredita que o preconceito persistente tem formas insidiosas e subterrâneas de se manifestar, de tal forma que atropela toda a legislação vigente e dificulta a ascensão dos negros e pardos em suas carreiras. Embora isso não tenha sido objeto da pesquisa, Lúcia está certa de que o fato de que a maioria dos empregadores é branca é fator importante. Haveria uma “naturalização” da ideia de que o trabalho do negro é inferior, justificando assim salários menores independentemente do setor da economia ou da escolaridade.

Em São Paulo, segundo dados da pesquisa, enquanto 18,1% dos brancos chegam a cargos de direção e chefia, para negros e pardos o percentual é de 5,7%.

Lúcia destaca que é senso comum entre os brasileiros que o trabalho dos imigrantes brancos estrangeiros deu grande contribuição à construção do país, mas não se diz o mesmo daqueles que efetivamente construiram desde sempre o Brasil.

Por isso, além de defender as cotas para empregos — por exemplo, de funcionários públicos — a pesquisadora propõe campanhas de valorização do trabalho do negro, da mesma forma que se fez para superar preconceito e discriminação homoafetiva ou contra as mulheres.

A contribuição fundamental dos negros para a construção do Brasil, diz ela, “precisa ser dita, repetida, trabalhada nas escolas, com as novas gerações”. Políticas afirmativas, no caso brasileiro, não são suficientes: é preciso lidar com a herança cultural do escravismo, que se expressa no fato de que um negro/pardo com diploma superior continua ganhando cerca de 60% do valor de uma hora trabalhada por um branco.

Clique abaixo para ouvir as duas partes da entrevista. Ela começa com uma boa notícia: a taxa de desemprego dos negros/pardos está ficando mais próxima da taxa de desemprego dos brancos.

No pé do post, os gráficos da pesquisa.

Fonte: Viomundo

+ sobre o tema

Projeto obriga médicos formados com recursos públicos a exercício social da profissão

Médicos formados por meio de custeio com recursos públicos,...

Lideranças de matriz africana divulgam texto orientador em plenária da III CONAPIR

Produzido coletivamente, o texto foi lido por Makota Valdina...

Festival sobre a mulher negra da África, América Latina e Caribe começa hoje em Brasília

Brasília – Mesclando debates sobre políticas públicas, literatura,...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=