Luiz Alberto: Guia sobre racismo vai auxiliar nas políticas para afrodescendentes

A Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, presidida pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), lançou nesta quarta-feira (13), o guia “Por um Parlamento sem Racismo”.

A publicação é uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O guia é um dos eixos da campanha da Unicef “Por uma infância sem racismo” e homenageia o mês da consciência negra.
Para Luiz Alberto, o guia é fundamental porque traz temas que vão contribuir para que os parlamentares do legislativo federal, estadual e municipal façam o debate sobre os impactos do racismo na sociedade brasileira.

“É importante disseminar no Legislativo alguns conceitos, definições, depoimentos, legislações em relação à desigualdade racial e ao combate ao racismo. Essa iniciativa tem como objetivo alertar os parlamentares para essa agenda, para esse processo de discussão e formulação de políticas públicas que atendam os afrodescendentes do País”, avaliou Luiz Alberto.

O coordenador da Frente lembrou que o Poder Legislativo tem um papel preponderante na interlocução e formulação de políticas que busquem a promoção da igualdade racial. Nessa perspectiva, o petista lembrou-se do projeto de lei do Executivo que reserva 20% das vagas do serviço público para negros.

Para ele, inciativas como esta são importantes porque promovem a inclusão desse conjunto da população brasileira.

Luiz Alberto é autor da proposta de emenda a Constituição (PEC 116/11) que reserva vagas na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, por cinco legislaturas, para parlamentares negros. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou na última semana, a admissibilidade da proposta.

Fonte: Macroabc

+ sobre o tema

para lembrar

Polêmica sobre racismo na obra de Monteiro Lobato continua

Na semana passada, PGR aconselhou o STF a indeferir...

MPRJ quer que aulas virtuais do estado não sejam somadas na carga horária do ano letivo

Entidade alega que exclusão digital deixa muitos alunos de...

Oxford admite mais mulheres que homens pela 1ª vez na história

LONDRES, 26 JAN (ANSA) – Pela primeira vez em...

Enem 2020: está aberto o prazo para pedidos de isenção de taxa e justificativas de ausência

Estudantes de baixa renda podem solicitar a gratuidade da...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=