O Sistema Cofecon/Corecons elegeu nesta sexta-feira (12), durante a 748ª Sessão Plenária Ordinária, em formato híbrido, o nome de Luciana Mendes Santos Servo como Mulher Economista de 2025. A premiação reconhece sua trajetória de excelência, liderança e significativa contribuição para o desenvolvimento econômico com justiça social.
Luciana Servo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e doutorado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Atua como técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e assumiu em 2023 a presidência da instituição.
A escolha do nome da economista Luciana Servo se deu em quatro fases. Inicialmente houve a formação de lista de indicadas pelos conselheiros federais, Conselhos Regionais de Economia e Comissão Mulher Economista e Diversidade. Em votação secreta, o Plenário do Cofecon formou lista décupla, a partir da qual os Corecons, por meio de seus plenários, formaram lista tríplice. Entre os três nomes mais votados, a economista foi eleita a Mulher Economista do Ano, em votação secreta, pelo Plenário do Cofecon.
A premiação tem a finalidade de reconhecer e valorizar mulheres que desempenham funções estratégicos na economia, tanto no campo teórico quanto aplicado, e que, com seu conhecimento e atuação, contribuam para promover o desenvolvimento econômico com justiça social.
A solenidade de entrega da honraria ocorrerá no ano de 2025, durante a Solenidade de Posse da nova diretoria do Cofecon, em data a ser confirmada.
Confira as vencedoras das edições anteriores:
2024 – Maria da Conceição Tavares (In Memoriam)
2023 – Dilma Rousseff
2022 – Tania Bacelar
2021 – Esther Dweck
2020 – Denise Lobato Gentil