Luis Fausto Valois Promotor fala sobre racismo contra a mãe Juiza Luislinda Valois

O promotor Luis Fausto Valois quebra o silêncio e se emociona ao falar do racismo sofrido pela mãe após homenagem do elenco da novela Viver a Vida

 

Com os olhos marejados e a voz embaçada o promotor Fausto Valois falou a equipe do Portal Infonet sobre o racismo sofrido pela mãe, a Juíza Luislinda Valois Santos. Filho único e pai de dois filhos, o promotor relata que um site nacional de grande audiência divulgou uma foto em que a juíza é identificada como camareira.

Na imagem a mãe do promotor está ao lado da atriz Natália do Valle. A história da juíza foi retratada pela novela Viver a Vida. De acordo com o promotor, a mãe foi uma das homenageadas pelo elenco da novela. A história de vida da juíza Luislinda, que chegou a catar mariscos para o sustento da família, emocionou o país.

O promotor lembra que o fato do site ter retratado a mãe dele como camareira, mostra o estereótipo destinado aos negros. “Não é nada contra as camareiras, tenho respeito e reconheço a importância de todas as profissões, mas o site não tomou o cuidado de checar a informação. Essa foi uma forma indelicada e grosseira de tratar a minha mãe que estava sendo homenageada pela sua história de vida”, lamenta o promotor, ressaltando que a matéria feita pelo site foi reproduzida com o mesmo erro por outros veículos.

Fausto Valois afirma que mesmo após ter entrado em contato com o site para corrigir a informação, os responsáveis não entraram em contato com a mãe. “O site colocou apenas uma correção, no entanto, o dano e o machucado já tinham sido causados. Vamos tomar todas as medidas judiciais cabíveis. A minha mãe é uma mulher muito forte, mas tive que pedir para que um cardiologista verificasse a saúde dela porque fiquei muito preocupado”, relata.

“Volto a dizer, o problema não é com a profissão de camareira, mas mostra a visão preconceituosa de que os negros não podem exercer outras funções”, conclui.

Desagravo

 

O promotor já enviou carta para a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e para a Secretaria dos Direitos Humanos, em Brasília. O caso teve grande repercussão em Salvador, aonde Luislinda atua como juíza. Varias entidades de combate ao racismo também enviaram nota de desagravo para vários veículos da imprensa.

História

A história de superação de Luislinda é comovente. A criança que teve que vencer desce cedo as barreiras do preconceito chegou a catar mariscos com os irmãos. O fato marcante foi quando aos 9 anos a juíza levou para a sala de aula um conjunto de réguas de madeira ao invés das de plástico, que eram mais usadas e também mais caras.O professor não gostou e disse que era melhor que ela fosse fazer feijoada na casa de brancos já que era pobre e não tinha condições nem para comprar o material. Luislinda saiu chorando, mas voltou dizendo que um dia seria juíza e retornaria para prendê-lo.

Forte e determinada, Luislinda é a primeira juíza negra do Brasil e foi a primeira no mundo a julgar um processo que teve por motivação um ato de discriminação racial.

Fonte: Infonet

 

+ sobre o tema

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=