Luiza Brunet e a síndrome da gaiola de ouro. Por Nathalí Macedo

Luiza Brunet teve quatro costelas quebradas pelo então companheiro, o empresário Lírio Albino Parisotto, segundo o jornal O Globo. Ainda segundo a coluna, o empresário teria espancado a ex-modelo quando ela o acompanhava no evento “Homem do Ano“, em Nova York.

 

Do DCM

Nada novo sob o sol. Uma brasileira sofre violência doméstica a cada cinco minutos.

Mas quando começou a violência sofrida por Luiza? Neste episódio, em um um apartamento em Nova York?

 Muito antes, eu diria.

Parisotto está em 28º lugar no ranking de homens mais ricos do Brasil, segundo a Revista Forbes. Luiza, por sua vez, é considerada uma das mulheres mais belas do país.

Neste ponto, precisamos reconhecer: belas mulheres têm sido consideradas parte integrante da fortuna de homens bem-sucedidos, no Brasil e no mundo.

Um homem rico precisa de seu bibelô, de um símbolo sexual que ratifique que ele é, de fato, afortunado. Ter uma mulher dentro dos padrões, desejada pela maioria dos homens – e, consequentemente, objetificada – é parte da estranha e cruel etiqueta da alta sociedade masculina.

Você se tornou um homem rico? Agarre a sua Barbie, compre-a, domestique-a e, por fim, exiba-a.

Woody Allen, de 76 anos e que tem como companheira a filha adotiva de sua ex-mulher, sabe disso. E, para ser ainda mais óbvia, sabem disso o presidente interino Michel Temer e sua jovem e bela esposa Marcela.

O relacionamento entre um homem que é símbolo de riqueza e uma mulher que é símbolo de beleza não pode deixar de ser problemático, porque o “amor”, afinal, é ofuscado pelas convenções sociais que colocam a mulher como parte do status do qual necessita este homem e vice-versa (somemos isto à cultura patriarcal que ainda trata a violência doméstica como um crime menos grave e que quase nunca passa de uma suposição).

Para um homem rico, relacionar-se com uma mulher bela não é um mero acontecimento, é uma escolha que guarda muitas razões. Tanto que há, inclusive, um site de “relacionamentos” (eu o chamaria de um site facilitador de abusos) que conecta mulheres jovens e belas a homens milionários (sim, esse é o slogan): é oDiamond Club, que convence mulheres jovens e cheias de vida de que ter um homem rico é sempre uma boa ideia, porque, afinal, a riqueza está ligada à boa educação, que, por sua vez, está ligada à não violência.

Não é bem assim, e Luiza Brunet sabe disso. A violência contra a mulher apenas muda de figura – a depender de fatores como raça e classe social – mas nenhuma de nós está imune.

A violência contra Luiza começou, portanto, exatamente onde começa a violência sofrida por cada mulher fora das estatísticas de pobreza: quando a sociedade passou a encará-la como um enfeite, como uma mulher de fina estirpe que merecia e tinha por obrigação um companheiro dentro dos padrões estéticos e materiais, aprisionando-a, sutil e cruelmente, numa gaiola de ouro.

Parisotto declarou, em uma nota floreada e bem escrita, que “lamenta a distorção dos fatos.” Em quem a justiça acreditará? Em uma ex-modelo rotulada como símbolo sexual ou em um ricaço que é convidado para o eventoHomem do Ano?

Nós, mulheres, sabemos a resposta.

Leia Também:

Luiza Brunet acusa companheiro de agressão

Sobre o Autor

Colunista, autora do livro “As Mulheres que Possuo”, feminista, poetisa, aspirante a advogada e editora do portal Ingênua. Canta blues nas horas vagas.

 

 

+ sobre o tema

O retorno do goleiro Bruno, entre a ressocialização e o cinismo

Atleta condenado pelo assassinato de Eliza Samudio é novamente...

Conectas cobra apuração rígida de mortes provocadas por ação da PM

Operação em Paraisópolis evidencia descaso da segurança pública com...

Pandemia amplia canais para denunciar violência doméstica e buscar ajuda

Entre as consequências mais graves do isolamento social, medida...

para lembrar

spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=