Lula ataca falta de decisão de organismos internacionais

Genebra – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusa o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) de não terem uma resposta para a crise e chega a mostrar até mesmo irritação com a falta de decisões do G20, sugerindo que a ONU se encarregue de um debate sobre a crise. Lula também convocou os sindicalistas a fazerem pressão nas reuniões internacionais para que os interesses dos trabalhadores sejam atendidos na reforma do sistema financeiro.

Do Estadão 

 (EVARISTO SA AFP)

“Nas crises dos anos 80 e 90, o FMI e o Banco Mundial tinham todas as soluções para os países pobres. Quando a crise se dá nos EUA, Japão e Europa, nem o FMI nem o Banco Mundial têm propostas para solucionar a crise”, disse Lula, em discurso no qual foi ovacionado na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

“Bancos importantes que todos os dias medem o risco do México ou do Brasil, que eram tão especialistas em medir nossos riscos, não mediram os próprios riscos e quebraram”, acusou. “Não poderemos viver com sistema financeiro que especula sem gerar um posto de trabalho, sem produzir um sapato, uma camisa. Nessa crise, o FMI e o Banco Mundial não tinham respostas e muitos governos estão sem respostas.”

Lula insinuou que já está cansado da forma de atuar do G20 e disse que já existem líderes preocupados com a falta de implementação de decisões do grupo. “A cada reunião do G20 temos de lembrar o que decidimos na outra reunião, para não aprovar outra vez o mesmo.”

“Se a gente for para a reunião e não tiver uma decisão efetiva de alguma coisa que a gente sinta que beneficia alguém, para que participar de tanta reunião? Já há um conjunto de líderes cansados e preocupados com isso”, disse Lula, que chegou a comparar o G20 com as reuniões de seu partido, o PT.

O presidente brasileiro defendeu uma nova atuação dos países emergentes. “O que estamos percebendo é que, em vez de os países pobres ficarem reclamando dos efeitos da crise, temos a oportunidade de debater a crise e suas soluções, para que a crise não repercuta mais fortemente na parte mais pobre da humanidade. Nessa crise, precisamos aprender que, em vez de chorar, é melhor refletir. Em vez de xingar, propor. Porque o mundo está precisamos de novas alternativas.”

Ele admite que o G20 não poderá dar todas as respostas e uma solução para a crise terá de vir de um debate mais amplo na ONU. “Eu já disse isso ao secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, para que traga o tema para dentro das Nações Unidas.” (AE)

 

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

O fetiche das tecnologias de comunicação contemporâneas

Sou do tempo das cavernas. Tudo porque não tenho...

TSE analisa recursos e tempo de TV para candidatas negras

Consulta pede que metade dos 30% do fundo eleitoral...

Douglas Belchior – Avalanche racista ou cotidiano relevado?

Por Douglas Belchior* Há menos de um mês, em...

Grandes Brasileiros

Fonte: Folha de São PauloA TV Cultura estreia neste...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Quer namorar comigo?

Todos os dias me deparo com situações que evidenciam a urgência de alçar a questão racial ao centro do debate dos principais problemas do...

Lula indica a advogada Vera Lúcia para compor o plenário do TSE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a advogada Vera Lúcia para compor uma das vagas de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral...
-+=