UE aceita receber ex-detentos de Guantánamo

LUXEMBURGO (Reuters) – Os países da União Europeia concordaram nesta quinta-feira em compartilhar informações sobre ex-detentos da prisão de Guantánamo que venham a ser aceitos no bloco, uma medida que pode ajudar os Estados Unidos a desativar o centro de detenção.

Por  David Brunnstrom, do O Globo 

Presos de Guantánamo (Shane T. McCoy, U.S. Navy)

O presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu que iria desativar a prisão, malvista na Europa por ser um símbolo das suspeitas de abusos contra presos da chamada “guerra ao terror” no governo de George W. Bush.

Washington procura países que aceitem receber os prisioneiros. Reunidos em Luxemburgo, ministros do Interior dos 27 países da UE concordaram que os governos que estiverem cogitando receber ex-presos de Guantánamo devem informar os demais e compartilhar informações recebidas dos EUA antes de tomar uma decisão.

A União Europeia tem interesse em ajudar Obama a cumprir sua promessa de fechar a prisão de Guantánamo, mas a liberdade de trânsito dentro do bloco significa que um ex-preso poderia facilmente viajar para um país que não o deseje.

Gilles de Kerchove, coordenador de contraterrorismo da UE, disse à Reuters que o acordo é muito importante porque “materializou um sistema de compartilhamento de informações, confirmado politicamente no mais alto nível”.

Ele acrescentou que cada país da UE manterá plena autonomia sobre receber ou não ex-detentos.

Na opinião de Kerchove, a desativação da prisão encravada em Cuba acabará com um elemento que favorece o radicalismo islâmico. “Isso é consistente com a nossa posição durante o governo Bush e sua política de guerra ao terror, que não estávamos de acordo com voos secretos (para o transporte de presos), de centros secretos de detenção, de tortura, de Guantánamo e afins.

+ sobre o tema

Senado aprova anistia a partidos que não investiram em participação feminina

Pelo projeto, estarão livres de punição siglas que não...

A TEORIA NEGREIRA DO DEM SAIU DO ARMÁRIO

Por: ELIO GASPARI O senador Demóstenes Torres (DEM-GO)...

Não pisoteie

Por Fernanda Pompeu Ouvi a frase de uma...

Não há caminho de volta para o Supremo depois de Joaquim Barbosa

Por: Christina Lemos  A passagem do ministro Joaquim Barbosa pelo STF...

para lembrar

Com economia forte no Brasil, ONGs correm risco de fechar as portas

Entidades como Oxfam saem do país, que deixou...

O perfeito idiota de classe média brasileiro – Por: Adriano Silva

Ele não faz trabalhos domésticos. Não tem gosto...

Sociedade Grisalha

Durante esse mês, eu, iniciando o ápice da minha...

Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado do Dia do Servidor Público

Bancos e parques municipais ficam abertos nos horários habituais...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...

8 de março e o Dia Internacional da Mulher

Eva Alterman Blay Professora Emérita FFLCH/USP 04/03/2023 E de repente é 8 de março novamente! O que fizemos nos últimos amargos 4 anos, como o comemoramos¿ Tenho múltiplas...

Política social do governo para mulheres fracassa

Por ignorância, incompetência, má-fé — ou tudo isso junto —, o governo de Jair Bolsonaro tem imensa dificuldade de acertar na política social. Por isso, para...
-+=