Lula cobra empenho de Obama por reforma do Conselho de Segurança

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira esperar que seu colega americano, Barack Obama, “faça do seu compromisso com a Índia uma profissão de fé e consiga efetivamente abrir o Conselho de Segurança (CS) para que outros países possam participar”.

Lula se referia ao discurso feito também nesta segunda por Obama em Nova Déli, em que o americano defendeu uma reforma no CS e a entrada da Índia como membro permanente do órgão.

“Acho que é importante que haja uma reforma nas Nações Unidas. Todos temos clareza de que a ONU não pode continuar sendo representada como se tivéssemos saído da Segunda Guerra Mundial. Já faz 60 anos, a geografia política do mundo mudou, a geografia econômica mudou, portanto é importante que haja essa reforma”, afirmou o presidente.

Governança global

Lula falava à imprensa pouco após desembarcar em Maputo, capital de Moçambique, onde faz visita oficial de dois dias.

Segundo o presidente, a demora em reformar o CS está diminuindo a importância da ONU.

“Todo mundo com que conversei nesses oitos anos me diz que o Brasil deve estar no Conselho, mas me parece que, mesmo aqueles que são favoráveis, não fazem nada para mudar, porque eles estão lá se segurando num cargo.”

Para Lula, a crise econômica de 2008 demonstrou a necessidade de fortalecer a governança global.

Ele disse ser “impensável” uma reforma no CS que não inclua todos os continentes e lembrou que o Brasil faz parte, ao lado da Índia, Alemanha e Japão, de um grupo que pleiteia mudanças no órgão.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, dos quais cinco (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) são permanentes. O Brasil ocupa até 2011 uma das vagas rotativas.

O órgão delibera sobre intervenções militares e conflitos políticos, e cada membro permanente tem o poder de vetar decisões tomadas pelo conselho.

 

 

Fonte: BBC

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...