Lula critica Democratas em comício em Santa Catarina

JOINVILLE, Santa Catarina (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na segunda-feira duras críticas ao Democratas, um dos partidos que dá sustentação ao presidenciável do PSDB, José Serra, durante comício realizado em apoio à candidata petista ao governo de Santa Catarina, Ideli Salvatti.

 

Ao lado de Dilma Rousseff (PT), líder nas pesquisas de intenção de voto na corrida ao Planalto, Lula afirmou que “os Bornhausen não podem vir disfarçados de carneiros”, porque, de acordo com ele, “todos sabem a história deles”.

O presidente se referiu à família Bornhausen, cujo reduto eleitoral é esse Estado e que faz oposição sistemática ao governo Lula em Brasília e apoia Raimundo Colombo (DEM), candidato ao governo estadual, hoje líder nas pesquisas.

“Quando a direita raivosa, quando a direita com ódio, a mesma direita que articulou e levou Getúlio Vargas a dar um tiro no coração… a mesma direita que levou o João Goulart a renunciar, a mesma que disse que Juscelino não podia ganhar… Essa mesma direita tentou fazer isso comigo em 2005 e não fez”, discursou Lula.

Lula também respondeu às criticas da oposição aumentando ainda mais o tom dos ataques. O governo federal tem recebido críticas de Paulo Borhausen, deputado federal do DEM-SC, que tem declarado que o governo Lula não envia recursos para o Estado para recuperar as perdas provocadas com as enchentes de 2008.

“Antes de terminar o meu mandato, eu vou pedir para Controladoria Geral da República para fazer uma investigação do dinheiro federal.. para saber onde esse dinheiro foi parar, porque não faltou dinheiro para cá, para a seca do Rio Grande do Sul, nem para a chuva do Nordeste e nem para nenhum Estado”, rebateu Lula.

Mesmo batendo na imprensa, o presidente pediu seu apoio. “Muita gente acha que não gosto da imprensa, mas cheguei até aqui por causa dela, mesmo quando diz mentira a meu respeito… porque o povo, na sua sabedoria, consegue separar o joio do trigo”, declarou.

Em seu discurso, Dilma também fez ataques a seu adversário, mas de forma mais amena, e comparou o governo Lula com o de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

“Temos que escolher qual futuro a gente quer. Se o futuro de 700 mil estudantes na universidade privada ou voltar para o passado com aqueles que hoje são nossos adversários e queriam acabar com o ProUni”, disse Dilma.

(Reportagem de Daniel Cardoso)

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=