Lulu e Tubby: perpetuadores do machismo

Ambos Lulu e Tubby surgem como modo de perpetuação do machismo. E a opressão não se acaba com uma opressão reversa. Por Coletivo Feminista Yabá.

Recentemente, surgiu um aplicativo denominado “Lulu”, no qual as mulheres, numa falsa situação de “vingança”, motivadas pelo histórico de opressão e submissão por elas vivido – em que se inclui, por exemplo, a Ditadura da Beleza – tiveram a oportunidade de atribuir qualidades ou defeitos, bem como dar notas, aos homens, diante de sua imagem exposta no referido aplicativo.

Este gerou polêmica no universo das mulheres e nós sentimos a necessidade de nos posicionarmos, tendo em vista que a objetificação do corpo é um assunto que nos provoca intimamente, já que é comum à realidade feminina a opressão da sua sexualidade, a pressão em relação a padrões de beleza estereotipados, além de uma “conduta moral” imposta como correta às mulheres, numa sociedade machista e patriarcal.

Há aqueles que defendem o Lulu e que argumentam que este se torna uma reparação histórica de toda a opressão sofrida pelas mulheres e que, por meio do aplicativo, elas teoricamente se empoderariam e tornariam, de certo modo, as opressões iguais. A fala em si já ilustra o conceito do aplicativo, defendido por alguns: é uma tentativa de reparação histórica via opressão reversa, e que, muito pior, pode se voltar de uma forma muito pior contra nós, mulheres.

E foi o que, de fato, aconteceu. Pouco tempo depois da criação do aplicativo, foi elaborado um projeto “reverso” e que será lançado em breve: o Tubby, que funciona do mesmo modo que o outro, porém, agora, os alvos são as mulheres. Este vem de forma duplamente violenta, humilhante e extremamente machista. É usado a desculpa de ser uma “revanche” contra as mulheres, que apesar de ter sofrido essa opressão durante toda a história, merecem sofrer um pouco mais.

Nós acreditamos que ambos Lulu e Tubby surgem como modo de perpetuação do machismo e, principalmente, de ilustrar que a opressão NÃO se acaba com uma opressão reversa. Ela deve ser eliminada, em quaisquer sentido, para que não haja subjugação de gênero. Nós, do Coletivo Feminista Yabá, repudiamos tais aplicativos, que perpetuam o machismo, a relação de gêneros como uma relação de opressão e desigualdade, além de reafirmar a heterossexualidade como regra. Uma sociedade será igual e justa quando não houver distinção de tratamento por gênero, e muito menos sua dominação.

* O Coletivo Feminista Yabá é um espaço de auto-organização das mulheres do Curso de Direito da PUC/SP.

Fonte: Carta Maior

+ sobre o tema

Os Caminhos da Sociedade Civil e o Sentido de suas Organizações e Coletivos

As manifestações brasileiras, e tantas outras pelo mundo,...

Marcha Mundial das Mulheres discute trajetória do feminismo na América Latina

Nesta terça-feira (27), as participantes discutem sobre as...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=