Maceió – Consciência Negra: oficina de pinturas abre comemorações na capital

Iniciando as celebrações pelo dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove nestas quarta e sexta-feira (15 e 17) a Oficina de Pinturas: Inspirações Mestre Zumba. A ação integra o calendário de atividades do ‘Fórum Mestre Zumba 2014: pensamentos afro ameríndios, que segue até novembro com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

A oficina acontece a partir das 08 horas, na sala 18 do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu. A atividade será coordenada pelo professor do Curso de Licenciatura em Teatro, José Acioli Filho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Mas atenção, o número de vagas é limitado em 30 participantes. Os interessados deverão levar para a oficina uma roupa pronta, pincel tamanho médio ou rolinho e tintas para tecido nas cores que desejar.

Em novembro, a celebração à Consciência Negra com o Fórum Mestre Zumba segue no período de 17 a 19. Estão previstas na programação, apresentações culturais, exposição e venda de produtos, debates, oficinas e mini cursos em diversos pontos da cidade.

O Fórum Mestre Zumba é um projeto de extensão coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Dança, Nadir Nóbrega, que objetiva valorizar a cultura negra e indígena. O título do Fórum é uma homenagem ao artista plástico alagoano José Zumba, mais conhecido como Mestre Zumba, nome muito importante no cenário das artes plásticas de Alagoas.

A programação completa do Fórum Mestre Zumba será divulgada em breve. Os trabalhos do Fórum contam ainda com o apoio da Escola Técnica de Artes da Ufal, do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), da Gerencia de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

 

 

Fonte: Aqui Acontece

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

A Invenção de Zumbi – por Sueli Carneiro

Bendito vidro moído nos bofes do Senhor bendita a...

Centro Cultural Negro promove palestra comemorativa

O centro Cultural Negro Municipal de São Carlos promove...

A Consciência Negra é necessária

Mês de novembro chegou e com ele vem o...

Os presentes da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra assisti ao espetáculo "O...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=