Literatura negra e cultura na periferia são temas de debate na Festa Literária

Mesa vai encerrar evento no dia 2 de novembro, às 10h, em Cachoeira, BA.
Paulo Lins, Nelson Maca e Juraci Tavares serão os convidados da debate.

 

Literatura negra e cultura nas periferias. Sobre esses dois temas que o escritor carioca Paulo Lins, o poeta Nelson Maca e o compositor, poeta e cantor baiano Juraci Tavares vão debater na última mesa da 4ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), intitulada “Demarcando espaços e territórios”. O evento começa no dia 29 de outubro e vai até o dia 2 de novembro. Confira aqui a programação completa.

O encontro entre Lins, Maca e Juraci Tavares pretende abordar questões relacionadas ao mercado editorial brasileiro em relação à literatura negra, à cultura de rua, assim como a militância negra e humana dos movimentos sócio-culturais. O debate tem como objetivo valorizar as manifestações culturais e artísticas, especialmente nas comunidades.

Convidados
O escritor Paulo Lins escreveu, em 1997, o livro Cidade de Deus, que deu origem ao filme dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Lins foi morador da comunidade carioca e responsável pelo roteiro da série Cidade dos Homens e da produção do longa-metragem Faroeste Caboclo. O carioca também é autor dos livros Sob o Sol, Esses Poetas e Desde que o Samba é Samba.

Juraci Tavares é poeta, cantor e compositor de diversos blocos afros, como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, dos afoxés de Olinda e Recife Oyá Tokolê Afoxé, Oxum Pandá e Alafin Oyó. Foi campeão em 1999 do 25º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê cujo tema foi a Força das Raízes; campeão em 2000 do 26º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, cujo tema foi Terras Remanescentes de Quilombos, com a música Demarcando Espaços Lugares.

Escritor e professor de literatura da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Nelson Maca vive desde os 22 anos em Salvador. O trabalho dele é influenciado por artistas que vão desde rappers, como Mano Brown e Thaíde, até escritores, como Lima Barreto e Richard Wright. Entre outros projetos, ele é responsável pelo Sarau Bem Black, que acontece semanalmente no Pelourinho há pelo menos cinco anos. Há mais de 30, ele promove e participa de eventos da “negritude” – seminários, workshops, cursos, shows, literatura e hip hop – por todo o Brasil.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

O documentário ‘Anderson Silva: Como Água’ será lançado no Brasil em 2012 – Trailer

O documentário "Anderson Silva: Como Água" será lançado no...

Escola de Dança da FUNCEB abre inscrições para curso profissionalizante

Por Rosilda Oliveira Unidade do Centro de Formação em...

Mercedes quer Hamilton como sucessor de Schumi, diz jornal

Segundo o 'Bild', piloto inglês é bem visto pelos...

Bolt é criticado na Jamaica por sofrer do “complexo das mulheres brancas”

    O velocista Usain Bolt foi criticado pelos jamaicanos por...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Grande voz da literatura francófona, a escritora de Guadalupe Maryse Condé morreu na madrugada desta terça-feira (2), segundo informou à AFP seu marido, Richard Philcox. A causa...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...
-+=