Literatura negra e cultura na periferia são temas de debate na Festa Literária

Mesa vai encerrar evento no dia 2 de novembro, às 10h, em Cachoeira, BA.
Paulo Lins, Nelson Maca e Juraci Tavares serão os convidados da debate.

 

Literatura negra e cultura nas periferias. Sobre esses dois temas que o escritor carioca Paulo Lins, o poeta Nelson Maca e o compositor, poeta e cantor baiano Juraci Tavares vão debater na última mesa da 4ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), intitulada “Demarcando espaços e territórios”. O evento começa no dia 29 de outubro e vai até o dia 2 de novembro. Confira aqui a programação completa.

O encontro entre Lins, Maca e Juraci Tavares pretende abordar questões relacionadas ao mercado editorial brasileiro em relação à literatura negra, à cultura de rua, assim como a militância negra e humana dos movimentos sócio-culturais. O debate tem como objetivo valorizar as manifestações culturais e artísticas, especialmente nas comunidades.

Convidados
O escritor Paulo Lins escreveu, em 1997, o livro Cidade de Deus, que deu origem ao filme dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Lins foi morador da comunidade carioca e responsável pelo roteiro da série Cidade dos Homens e da produção do longa-metragem Faroeste Caboclo. O carioca também é autor dos livros Sob o Sol, Esses Poetas e Desde que o Samba é Samba.

Juraci Tavares é poeta, cantor e compositor de diversos blocos afros, como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, dos afoxés de Olinda e Recife Oyá Tokolê Afoxé, Oxum Pandá e Alafin Oyó. Foi campeão em 1999 do 25º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê cujo tema foi a Força das Raízes; campeão em 2000 do 26º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, cujo tema foi Terras Remanescentes de Quilombos, com a música Demarcando Espaços Lugares.

Escritor e professor de literatura da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Nelson Maca vive desde os 22 anos em Salvador. O trabalho dele é influenciado por artistas que vão desde rappers, como Mano Brown e Thaíde, até escritores, como Lima Barreto e Richard Wright. Entre outros projetos, ele é responsável pelo Sarau Bem Black, que acontece semanalmente no Pelourinho há pelo menos cinco anos. Há mais de 30, ele promove e participa de eventos da “negritude” – seminários, workshops, cursos, shows, literatura e hip hop – por todo o Brasil.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Círculo Áfricas: Kaydara: Literatura, Oralidade e Infância

  O primeiro "Círculo Áfricas" do ano de 2013...

Ella Fitzgerald é homenageada em Doodle do Google

A arte utilizada no google de hoje faz...

Mano Brown prega a paz em shows aguardado da Virada

Mano Brown fez jus à posição de artista mais...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=