Mackenzie volta a expulsar aluno que falou em morte de ‘negraiada’ nas eleições

Desligamento de estudante estava suspenso desde janeiro por decisão judicial

no Folha de São Paulo

Pedro-Bellintani-Baleotti,-25,-estudante-do-Mackenzie-que-gravou-vídeo-desejando-morte-à-‘negraiada’-após-eleição-de-Bolsonaro—Reprodução

Após realizar novo processo disciplinar, a Universidade Presbiteriana Mackenzie expulsou o estudante Pedro Bellintani Baleotti, que apareceu em vídeos falando em morte à ‘negraiada’, na época das eleições de 2018.

Em dezembro, a instituição já havia desligado o aluno, que cursava direito, após o parecer de uma comissão sindicante. Baleotti, então, entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal contra o ato do reitor.

Em janeiro, a juíza federal Sílvia Figueiredo Marques suspendeu a expulsão, por considerar que houve irregularidades na composição da comissão.

O Mackenzie pediu que fosse concedida uma liminar para suspender todas as atividades acadêmicas do estudante, até que um processo administrativo disciplinar sobre ele fosse concluído. A juíza, porém,  entendeu que não caberia à universidade (parte impetrada) pedir liminar dentro de uma ação apresentada pelo próprio aluno.

Segundo a assessoria de imprensa do Mackenzie, a decisão de desligamento do estudante foi publicada em portaria da reitoria em abril, após o término do processo administrativo instaurado na corregedoria da instituição.

O advogado de defesa do aluno, Norman Prochet Neto, não quis comentar a decisão. Mas disse que, durante o período em que esteve reintegrado à universidade, Baleotti chegou a realizar algumas provas.

+ sobre o tema

Crianças descartáveis?

Em tempos de pandemia, existem questões que se tornam...

Aranha! Aranha! por Tony Bellotto

Todos nós conhecemos direitinho como funciona nosso racismo, não...

para lembrar

Como criar filhos antirracistas? Uma jornada em primeira pessoa

Creio que o imperativo moral da nossa geração de...

Mulher é presa por chamar vendedor de ‘negrinho’ em Goiânia

A vendedora de uma empresa de telefonia celular foi...

O combate ao racismo no trabalho, por Sueli Carneiro

Uma iniciativa pioneira da sociedade civil vem resultando em...

As cotas raciais devem ser vistas como um caminho sem volta

Em 2008 fiz o vestibular na Universidade Federal do...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=