Mackenzie volta a expulsar aluno que falou em morte de ‘negraiada’ nas eleições

Desligamento de estudante estava suspenso desde janeiro por decisão judicial

no Folha de São Paulo

Pedro-Bellintani-Baleotti,-25,-estudante-do-Mackenzie-que-gravou-vídeo-desejando-morte-à-‘negraiada’-após-eleição-de-Bolsonaro—Reprodução

Após realizar novo processo disciplinar, a Universidade Presbiteriana Mackenzie expulsou o estudante Pedro Bellintani Baleotti, que apareceu em vídeos falando em morte à ‘negraiada’, na época das eleições de 2018.

Em dezembro, a instituição já havia desligado o aluno, que cursava direito, após o parecer de uma comissão sindicante. Baleotti, então, entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal contra o ato do reitor.

Em janeiro, a juíza federal Sílvia Figueiredo Marques suspendeu a expulsão, por considerar que houve irregularidades na composição da comissão.

O Mackenzie pediu que fosse concedida uma liminar para suspender todas as atividades acadêmicas do estudante, até que um processo administrativo disciplinar sobre ele fosse concluído. A juíza, porém,  entendeu que não caberia à universidade (parte impetrada) pedir liminar dentro de uma ação apresentada pelo próprio aluno.

Segundo a assessoria de imprensa do Mackenzie, a decisão de desligamento do estudante foi publicada em portaria da reitoria em abril, após o término do processo administrativo instaurado na corregedoria da instituição.

O advogado de defesa do aluno, Norman Prochet Neto, não quis comentar a decisão. Mas disse que, durante o período em que esteve reintegrado à universidade, Baleotti chegou a realizar algumas provas.

+ sobre o tema

OAB/SP lança nota de repúdio

Fonte: Afropress S. Paulo - O presidente...

Ex-policiais britânicos são condenados por mensagens racistas sobre Meghan e membros da realeza

Seis ex-policiais de Londres foram condenados nesta quinta-feira (7)...

Polícia notifica jovens em shopping por reconhecer o ‘naipe’

por Gisele Brito, São Paulo – O grupo com oito rapazes...

para lembrar

Histórias de esperança de dois jovens oriundos de minorias

Livros de Maajid Nawaz e Alom Shaha. por Nick...

Polícia confunde guarda-chuva com fuzil e atira e mata um jovem negro

Polícia confunde guarda-chuva com fuzil e atira e mata...

Entenda a Lei de Cotas nas universidades federais

Há um mês a presidente Dilma Rousseff sancionou o...

Ex-pantera negra discursa sobre genocídio da juventude e emociona público presente

  Ericka Huggins passou por duas universidades e estará presente...
spot_imgspot_img

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...
-+=